HOMENAGEM

Marco Imperial: Entenda o significado do espaço revitalizado na Avenida Brasil de Maringá

No último sábado (6) o local foi reinaugurado com a presença do prefeito Ulisses Maia e da comitiva de Kakogawa, cidade irmã de Maringá. Saiba mais.

Marco Imperial: Entenda o significado do espaço revitalizado na Avenida Brasil de Maringá
O primeiro compromisso da comitiva japonesa com a prefeitura de Maringá foi a reinauguração do Marco Imperial. - Foto: Gabrielle Nascimento

Além do aniversário de 76 anos, Maringá também celebra os 50 anos de laços de irmandade com a cidade japonesa Kakogawa durante essa semana. Para comemorar a parceria, uma comitiva de Kakogawa composta pelo prefeito e mais sete autoridades está visitando Maringá desde sábado (6).

Kakogawa, no Japão, é a principal cidade-irmã de Maringá. O vínculo foi estabelecido em 1972 pela lei 946/72. Desde então, as cidades mantêm importantes laços de cooperação em diversas áreas como economia, esportes, cultura e também na área social.

O primeiro compromisso da comitiva japonesa com a prefeitura de Maringá foi a reinauguração do Marco Imperial, localizado na esquina da Avenida Brasil com a Avenida Riachuelo.

A comitiva de Kakogawa é formada pelo prefeito Yasuhiro Okada, o presidente da Câmara, presidente da Associação Comercial e Industrial, chefe de Gabinete da Associação Comercial e Industrial, chefe de Gabinete da Câmara, vice-chefe do Gabinete da Secretaria da Prefeitura, secretário Executivo da Associação Internacional e a vice-diretora de Convivência Multicultural do Departamento de Cooperação Cívica e Movimento Social. Foto: Mileny Melo/PMM

O espaço com flores e escultura de árvore é uma homenagem à Imperatriz Michiko que em 1978, quando visitava Maringá ao lado do Imperador Akihito para lançamento da pedra fundamental da Acema, quebrou o protocolo, pediu para a comitiva parar e fez uma reverência a um Ipê Roxo florido. Michiko ficou encantada com a beleza da árvore que, desde então, é chamada de “Árvore da Imperatriz”.

O Marco Imperial foi estabelecido em 1992 e agora está revitalizado com jardim e a escultura de um ipê. Foto: Gabrielle Nascimento
Escultura de ipê no Marco Imperial celebra os 50 anos de irmandade entre Kakogawa e Maringá. Foto: Gabrielle Nascimento

A comitiva de visitantes também assistiu ao Desfile de Aniversário de Maringá nesta segunda-feira (8) e participam, às 18h desta terça-feira (9), da sessão solene na Câmara Municipal para entrega do título de cidadão honorário de Maringá a Yasuhiro Osaka, prefeito de Kakogawa.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento