CIDADE

Ipês enfeitam as ruas de Maringá; veja onde e quando encontrar as árvores coloridas

Florada dos ipês, típica no período do inverno, encanta os maringaenses com o destaque roxo, rosa, amarelo e branco em meio à Cidade Verde

Ipês enfeitam as ruas de Maringá; veja onde e quando encontrar as árvores coloridas
Ipês em plena florada da Avenida Mandacaru de Maringá. - Foto: Instagram @maringacom

Parte da paisagem de Maringá há anos, a florada dos ipês continua encantando os maringaenses todos os invernos como se fosse a primeira vez. Apesar de ser a grande maioria, a cidade não possui apenas ipês roxos. A arborização também inclui as cores amarelo, branco e rosa de ipês que estão localizadas em diversas regiões da Cidade Verde.

Com início em junho, cada cor de ipê floresce em um período do inverno e atualmente, o grande destaque é o ipê roxo, que também pode aparecer em meados de setembro. Durante este mês, até agosto, os ipês rosa também colorem Maringá. Em julho, as flores da cor amarela começam a aparecer e seguem em florada nas ruas da cidade até setembro. De agosto a outubro é a vez do ipê branco se destacar entre as árvores verdes. 

 

Ipês coloridos se destacam nas ruas de Maringá. Foto: Intagram @maringacom

 

Minoria, os ipês brancos também estão presentes em alguns pontos de Maringá. Foto: Instagram @maringacom

Mas onde encontrar todas as cores de ipê em Maringá? Afinal, apenas fotos não são capazes de transmitir a delicadeza das árvores na paisagem da cidade. 

Para facilitar o encontro das árvores queridas pelo maringaense, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) desenvolveu um mapa interativo indicando todas as árvores de ipê plantadas em Maringá. Através de um clique é possível encontrar onde estão localizados os ipês amarelos, brancos, roxos e rosas em todos os pontos da cidade. O roteiro dos ipês facilita para aqueles que querem contemplar toda a beleza de cada uma das cores presencialmente. 

O ipê amarelo é considerado a árvore que representa o Brasil. Foto: Instagram @maringacom

De acordo com a diretora de arborização de Maringá, Ana Maria Sapata, antes da florada é comum se deparar com árvores secas que aparentam estar mortas. A planta gosta de calor e sol pleno e as alterações climáticas podem alterar a floração. “Isso acontece como forma de proteção da árvore para armazenar água e economizar nutrientes para a floração, e posteriormente, para gerar suas sementes”, explica. A florada dos ipês dura cerca de uma semana a 10 dias. 

MANDE SUA FOTO PARA O MARINGA.COM — Que tal registrar os ipês coloridos e expor suas fotografias no Maringa.Com? Acesse a seção de Exposição e envie seus registros para a gente, sua foto pode ser publicada no site para milhares de pessoas admirarem. Além disso, através da hashtag #maringacom no Instagram, sua fotografia pode aparecer em nosso stories. Siga @maringacom e confira os melhores registros da florada dos ipês em Maringá.

Maringa.Com