GERAL

Conheça algumas curiosidades sobre a irmandade entre Kakogawa e Maringá

A cidade do Japão foi a primeira irmã de Maringá, uma relação estabelecida em outubro de 1972 que resultou na fundação da Acema, construção do Parque do Japão e outras parcerias.

Conheça algumas curiosidades sobre a irmandade entre Kakogawa e Maringá
Instalado em Maringá, o monumento inaugurado em comemoração aos 40 anos de irmandade é símbolo da união entre as cidades. - Foto: Divulgação PMM

A relação de irmandade entre Kakogawa e Maringá completa 51 anos em 2023. O laço político, que tem como principal objetivo promover união e desenvolvimento nas áreas técnica, científica, econômica, esportiva, cultural e social, já rendeu visitas especiais e trocas de presentes e homenagens entre as duas cidades. Conheça algumas curiosidades sobre essa relação de cinco décadas:

Visitas marcantes

Diversas comitivas de Kakogawa já visitaram Maringá. Entre elas estavam moradores da cidade japonesa, membros da prefeitura e, em alguns casos, até a família imperial.

Em 1978, o casal Imperial Akihito e Michiko veio a Maringá para o lançamento da pedra fundamental da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) e inauguração do Jardim Imperial.

Akihito e Michiko ainda eram príncipe e princesa quando visitaram Maringá em 1978. Foto: Reprodução/Angelo Rigon

Nessa ocasião, a Imperatriz quebrou o protocolo para reverenciar um Ipê Roxo, que ganhou o nome de “Árvore da Imperatriz” e tornou-se o Marco Imperial da cidade, localizado na avenida Brasil, esquina com a avenida Ricahuelo.

Placa do Marco Imperial de Maringá, estabelecido em 1992. Foto: Divulgação/PMM

Em junho de 2008 o atual imperador do Japão, Naruhito, filho mais velho de Akihito e Michiko, veio à Maringá para a inauguração do Parque do Japão, que foi construído em parceria com a Prefeitura de Kakogawa.

O atual imperador do Japão, Naruhito, visitou Maringá diversas vezes quando ainda era príncipe herdeiro. Foto: EFE

Em 2015, a última visita imperial na cidade foi do príncipe Fumihito Akishino e da princesa Kiko Akishino. Os dois visitaram o Parque do Japão e o monumento IMIN 100, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, que foi inaugurado pelo seu irmão Naruhito em 2008.

Príncipe Fumihito Akishino e a princesa Kiko Akishino. Foto: Divulgação/Agência da Casa Imperial
O monumento criado pelo arquiteto maringaense Marcos Kenji para o Parque do Japão acabou virando um dos símbolos das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o IMIN100. Foto: André Renato/PMM

Monumentos e homenagens

Além do IMIN 100 no Parque do Japão, Maringá também possui um monumento instalado na Praça Jardineiro Altino Cardoso em comemoração aos 40 anos de irmandade entre as cidades. Na ocasião também foram plantadas 60 mudas de cerejeiras, doadas pela Copel.

Presente na cerimônia, o prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, ao plantar uma muda de cerejeira, elogiou a iniciativa de um monumento para marcar a data.

“Maringá guarda muitas homenagens a Kakogawa, e Kakogawa também abriga muitas homenagens à Maringá, o que mostra esse forte laço entre nossas comunidades”, afirmou.

No centro dos corpos do monumento estão as bandeiras do Brasil e Japão simbolizando a união de duas nações amigas. Foto: Divulgação/PMM

Com 6 metros de altura por 2,40 de largura, o monumento é composto por dois corpos e representa a união dos povos das cidades irmãs. Na base, traz a letra M indicando Maringá e, no busto dos corpos, o telhado de Kakurinjy, representando o templo da cidade de Kakogawa.

E no Japão também há homenagens à Maringá. Em frente à estação de Kakogawa foi construída uma réplica da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória com placas que explicam a relação entre as duas cidades.

Além disso, há vários ipês plantados pela cidade e todos eles possuem placas informativas em português e japonês.

Comitiva de peregrinos maringaenses posam em frente a réplica da Catedral de Maringá em Kakogawa, no ano de 2017. Foto: Arquidiocese de Maringá

Assim como Maringá possui uma avenida chamada Kakogawa, Kakogawa também possui uma avenida chamada Maringá. Na cidade japonesa, a rua com o nome de sua irmã, endereço da estação, possui placas especiais com a logo da prefeitura em pontos de táxis e ônibus.

Placa de identificação da árvore Ipê em Kakogawa no idioma português. Foto: Reprodução/Japão Cultura e Turismo
Informativo sobre Maringá instalado na estação de Kakogawa. Foto: Reprodução/Japão Cultura e Turismo
Ponto de táxi personalizado em homenagem à Maringá e, ao fundo, a réplica da Catedral instalados em Kakogawa. Foto: Reprodução/Japão Cultura e Turismo

Além de Kakogawa, Maringá possui outras cinco irmãs: Leiria, em Portugal, desde 1982; Gral. San Martin, na Argentina, desde 1993; Citta’ Di Caserta, na Itália, desde 2000 e Heping e Yongzhou, na China, desde 2009 e 2022, respectivamente.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento