SEGURANÇA

Celular roubado: Quatro dicas de segurança para preservar dados e evitar golpes

Parte da nossa vida, algumas configurações básicas do celular podem evitar o acesso a dados importantes e prevenir maiores transtornos. Veja como.

Celular roubado: Quatro dicas de segurança para preservar dados e evitar golpes
No ranking de cidades paranaenses que mais tiveram registro de celulares roubados, Maringá está em terceiro lugar, com 1.042 ocorrências. - Foto: Freepik

O número de furtos de celular no Paraná teve aumento de 52% em 2022. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram mais de 21.700 aparelhos furtados entre janeiro e setembro de 2022, contra 14.200 registrados no mesmo período do ano anterior.

No ranking de cidades paranaenses que mais tiveram registro de celulares roubados, Maringá está em terceiro lugar, com 1.042 ocorrências. O primeiro e segundo lugar são de Curitiba e Londrina, com 8.091 e 1.049 ocorrências registradas, respectivamente.

O cenário é de alerta para as pessoas que dependem do celular para realizar compras, transações financeiras e outras práticas do dia a dia que registram a vida dos usuários em um único aparelho.

De acordo com Dayana Costa, DPO da Incognia, empresa pioneira em identidade digital baseada em localização, existem formas de eliminar a risco e se proteger de possíveis fraudes quando houver perda do aparelho e dá quatro dicas para que o usuário possa se prevenir:

Ativar senha no aparelho e em aplicativos sensíveis

Muitas pessoas já utilizam senha na tela de início do celular para dificultar o desbloqueio de pessoas indesejadas, mas outra dica ainda mais importante é ativar essa mesma senha para os aplicativos que envolvem transações como, bancos, delivery, e-mail e SMS para que a senha do dispositivo seja solicitada também para permitir o acesso a cada app. Isso irá limitar bastante as opções do criminoso ao tentar obter acesso.

Esconda as notificações do aplicativo de e-mail e SMS

Após a etapa anterior, o usuário já está parcialmente protegido do ataque de mudança de senha, porém, para ter uma proteção completa, é importante esconder as notificações. Isso porque, apesar do criminoso não conseguir acessar o e-mail do usuário, ele ainda consegue ver as notificações, e, por isso, é possível que ainda consiga visualizar algum código ou link sensível.

Isso pode ser um pouco trabalhoso, já que para visualizar um e-mail é preciso acessar o aplicativo de tempos em tempos, mas essa é uma garantia maior de segurança.

Evite armazenar dados sensíveis no dispositivo

Senhas, RG, CPF, endereços, e outros dados sensíveis devem ser evitados de serem armazenados no dispositivo. Como alguns aplicativos possuem esses dados salvos, é recomendado que eles solicitem senha para serem acessados, como citado na primeira dica de segurança.

Exclua ou bloqueie o aparelho em caso de roubo

Caso o usuário seja roubado, ele deve excluir o conteúdo do dispositivo para garantir a segurança. Para fazer isso remotamente, é possível acessar links de aplicativos de busca de celular e segurança por meio de outro dispositivo que esteja logado nas contas principais do celular roubado.

Nos celulares Android, para desconectar um aparelho é necessário acessar sua conta do Google, ir até o painel de navegação à esquerda e selecionar Segurança. No painel Seus dispositivos, selecione Gerenciar todos os dispositivos e clique em Sair.

Já nos celulares iOS, é necessário acessar appleid.apple.com e selecionar Dispositivos. Em seguida, selecione o dispositivo para ver as informações e clique em "Remover da conta". Clique novamente para confirmar que deseja remover o dispositivo.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento