Maringá está entre as 50 cidades mais empreendedoras do Brasil
Outros municípios paranaenses, como Curitiba, Londrina e Cascavel, também aparecem na lista divulgada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Seis cidades paranaenses, incluindo Maringá, aparecem entre as 50 com melhores condições para empreender no Brasil em 2023, aponta um relatório produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Na lista, que tem São Paulo em primeiro lugar, Curitiba é a mais bem colocada dentre as cidades paranaenses, em 7.º lugar, seguida por Maringá (20.º), Londrina (23º), São José dos Pinhais (26.º), Cascavel (30.º) e Ponta Grossa (50.º). Confira a lista completa mais abaixo.
Chamado de Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), o ranking existe desde 2014 e leva em consideração sete indicadores, chamados no estudo de determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Os indicadores principais foram construídos tendo como referência cinquenta critérios objetivos das condições que afetam a atividade empreendedora nos municípios.
Maiores cidades das regiões Noroeste e Norte do Paraná, Maringá e Londrina estão muito próximas no ranking nacional, figurando na 20.ª e 23.ª posição, respectivamente. Ambas possuem um nível equilibrado de pontuação entre os indicadores, com destaque para o crescimento de Maringá, que subiu 10 posições em relação ao estudo de 2022.
Ranking – Em sua sétima edição, o trabalho de análise da Enap conta também com o apoio da Endeavor Brasil, analisando as 101 cidades mais populosas do Brasil. O índice de 2023, liderado pela cidade de São Paulo, usa como referência uma estrutura analítica adequada à realidade do país e em sintonia com as ferramentas utilizadas por organizações internacionais, como a OCDE, e consultorias especializadas.
O ICE serve como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia dos municípios a partir do fomento à atividade empreendedora, Também é uma fonte de consulta para empreendedores que desejam expandir os seus negócios para ambientes mais favoráveis.
As 50 cidades mais empreendedoras do Brasil:
- São Paulo (SP)
- Florianópolis (SC)
- Joinville (SC)
- Brasília (DF)
- Niterói (RJ)
- Boa Vista (RR)
- Curitiba (PR)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Macapá (AP)
- Goiânia (GO)
- Osasco (SP)
- Jundiaí (SP)
- Blumenau (SC)
- Porto Alegre (RS)
- Palmas (TO)
- São Bernardo do Campo(SP)
- São José dos Campos (SP)
- Belo Horizonte (MG)
- Santo André (SP)
- Maringá (PR)
- Caxias do Sul (RS)
- Manaus (AM)
- Londrina (PR)
- Aracaju (SE)
- Piracicaba (SP)
- São José dos Pinhais (PR)
- São Luís (MA)
- Campinas (SP)
- Vila Velha (ES)
- Cascavel (PR)
- Serra (ES)
- Porto Velho (RO)
- Ribeirão Preto (SP)
- Marabá (PA)
- Aparecida de Goiânia (GO)
- Santa Maria (RS)
- Mogi das Cruzes (SP)
- Diadema (SP)
- Sorocaba (SP)
- Santarém (PA)
- Cuiabá (MT)
- Limeira (SP)
- Fortaleza (CE)
- Teresina (PI)
- Anápolis (GO)
- João Pessoa (PB)
- Salvador (BA)
- Bauru (SP)
- Natal (RN)
- Ponta Grossa (PR)