CIDADE

Maringá assina acordo de irmandade com a cidade chinesa Yongzhou

Há projetos de parceria em investimentos no Parque Industrial e no Aeroporto, intercâmbio nas áreas da cultura e educação e muito mais.

Maringá assina acordo de irmandade com a cidade chinesa Yongzhou
A assinatura foi realizada de forma online com a presença do vice-prefeito de Maringá e do prefeito e vice-prefeito de Yongzhou. - Foto: Mileny Melo/PMM

Na manhã desta quinta-feira (16) foi assinado o acordo de irmandade entre Maringá e Yongzhou, na China. A solenidade foi realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. A assinatura foi realizada de forma online com a presença do vice-prefeito de Maringá e o prefeito e vice-prefeito de Yongzhou

“É uma honra para nós oficializar essa irmandade. Aqui em Maringá trabalhamos pela qualidade de vida das pessoas e vamos ter bons frutos nessa parceria internacional”, destacou o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), Edson Scabora.

Já o prefeito de Yongzhou, Chen Ailin, citou as principais características da cidade chinesa, disse ser uma honra assinar o acordo com Maringá, fez elogios para a cidade e reforçou que fará uma visita em breve. Yongzhou fica no centro sul chinês, tem 6,3 milhões de habitantes e área de 22.259 km².

O vice-prefeito chinês, Xiao Yang, coordenou a reunião e começou citando as principais características de Yongzhou. Em seguida, apresentou um vídeo sobre a cidade, destacando a parte histórica e cultural, além da gastronomia, natureza, logística, indústria, agricultura, biomedicina, entre outros.

A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo iniciou as tratativas com Yongzhou no começo de 2022. Após diversas reuniões com a cidade chinesa, foi criado um projeto de cidade-irmã, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores em maio do ano passado.

Já há conversas para que Yongzhou se estabeleça em Maringá, com investimentos no Parque Industrial e no Aeroporto, parcerias tecnológicas, intercâmbio nas áreas da cultura e educação, entre outras ações que resultarão no desenvolvimento da economia de Maringá.

Maringá já é cidade-irmã de Kakogawa (no Japão, desde 1973), Leiria (Portugal, 1982), San Martin (Argentina, 1993), Caserta (Itália, 2000) e Pombal (na Paraíba, 2001).

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento