SEGURANÇA

Botão do Pânico, criado para mulheres vítimas de violência, está presente nos 399 municípios do PR

O dispositivo de emergência já está disponível para 2094 paranaenses que contam com medidas protetivas.

A foto mostra uma mão segurando um smartphone com o aplicativo 190 PR aberto na tela.
Disponível para download gratuito em dispositivos Android e iOS, o Botão, quando acionado, gera um atendimento de emergência no lugar em que a vítima está, baseado na localização do smartphone. - Foto: Gilson Abreu/AEN

Criado pelo governo do Paraná, o Botão do Pânico chegou a todos os 399 municípios do estado, podendo ser acionado pelo aplicativo 190 PR. Atualmente, o dispositivo de emergência está disponível para 2094 mulheres paranaenses vítimas de violência doméstica, que contam com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário. Vítimas que não têm a medida podem solicitar junto à Justiça por meio da Polícia Civil, da Defensoria Pública ou de um Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

“O dispositivo é um complemento às medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha”, explica a capitã Carolina Pauleto Ferraz Zancan, membro da Câmara Técnica da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Paraná. “Ele pode ser acionado sempre que a mulher se sentir ameaçada. E não precisa ser uma ameaça de fato, o que importa é o que ela sente naquele momento, se o ex-marido ou companheiro está na porta da casa ou ligou fazendo uma ameaça, por exemplo”.

Disponível para download gratuito em dispositivos Android e iOS, o Botão, quando acionado, gera um atendimento de emergência no lugar em que a vítima está, baseado na localização do smartphone. Também é possível que a vítima envie um áudio de até 60 segundos para o Centro de Operações Policiais Militares (Copom), para que os policiais tenham mais detalhes da ocorrência antes de chegar ao local.

Todas as informações das usuárias do Botão do Pânico ficam cadastradas no sistema. Por isso, não é necessário preencher qualquer dado ou ligar para o 190 solicitando uma viatura.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa