MOBILIDADE URBANA

Primeiros semáforos para ciclistas são instalados em Maringá

A melhoria, prevista no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), está em fase de testes.

Primeiros semáforos para ciclistas são instalados em Maringá
Em Maringá, a bicicleta é responsável por 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional. - Foto: Rafael Macri/PMM

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá instalou os dois primeiros semáforos para ciclistas na cidade. A sinalização, prevista nos projetos de melhorias do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), está localizada no cruzamento das avenidas Pedro Taques com a Bento Munhoz da Rocha Neto. O cruzamento é o terceiro com o maior número de acidentes.

Além da sinalização específica para ciclistas, o município realizou a instalação de semáforos de pedestres, sinalização tátil e o prolongamento do canteiro central para a criação de áreas de segurança aos pedestres. A conversão para esquerda na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, em ambos sentidos da Avenida Pedro Taques, foi proibida.

Confira as opções de trajeto com bicicleta no trecho:

Outros cruzamentos, como das avenidas Pedro Taques e Horácio Raccanello e das avenidas Pedro Taques com Mauá, também devem receber melhorias, incluindo semáforos para ciclistas.  

Em Maringá, a bicicleta é responsável por 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional. Os dados levantados durante a elaboração do PlanMob mostram que o trabalho é a principal razão para locomoção com as bikes, sendo responsável por 52% dos 37,2 mil deslocamentos registrados. Na sequência, aparece o deslocamento para escola, com 34%; compras e lazer com 5%; e diversos com 8%. A média de viagem é de 35 minutos, sendo que 41% levam entre 16 e 30 minutos para percorrer o trajeto.

Atualmente, a cidade possui 43 km de ciclovias e a meta é chegar a 50 km até 2024. A próxima ciclovia, com 750 metros de extensão, será construída na Avenida Mário Clapier Urbinati, no Jardim Universitário.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento