GERAL

Transporte sustentável: 5 razões para usar a bicicleta como meio de locomoção

Prática, além de sustentável, pedalar traz diversos benefícios à saúde.

A foto mostra as pernas de um homem andando de bicicleta. Ele veste uma calça cargo e tênis vermelhos.
Em Maringá, 6% dos deslocamentos da cidade são feitos com bicicletas, o dobro da média nacional, que é de 3%. - Foto: Freepik

A bicicleta tem se tornado um meio de transporte cada vez mais popular, especialmente nas grandes cidades, onde o trânsito intenso pode atrapalhar a locomoção das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da prefeitura de Maringá, 6% dos deslocamentos da cidade são feitos com bicicletas, o dobro da média nacional, que é de 3%.

Em Maringá, estão disponíveis para os ciclistas 43 quilômetros de ciclovias, espalhadas pelas principais avenidas do município, em espaços sinalizados e que oferecem mais segurança para quem prefere utilizar a bicicleta para se locomover em meio ao trânsito da cidade. Segundo o PlanMob, o objetivo é chegar a 57 quilômetros de ciclovias até o final de 2024.

A seguir, confira cinco razões para utilizar a bicicleta como principal meio de transporte:

1. Economia - Em geral, os preços das bicicletas mais básicas — ideais para quem deseja apenas andar pela cidade — é muito inferior ao de outras opções de transporte, como motos e carros. 

Segundo o PlanMob, 52% dos maringaenses utilizam a bicicleta como uma alternativa de transporte devido à economia proporcionada no deslocamento até o trabalho.

Além do investimento inicial ser mais em conta, a manutenção das bicicletas também é barata e gastos com abastecimento não são necessários.

2. Deslocamento rápido - Além de causar estresse, os congestionamentos podem gerar atrasos, especialmente para pessoas que dependem do transporte público.

Graças às ciclovias, os ciclistas escapam do fluxo intenso de trânsito e têm um tempo de deslocamento mais rápido.

3. Sustentabilidade - As bicicletas não emitem gases poluentes, como o CO2, gás causador do efeito estufa e emitido pelo escapamento dos carros. Além de ser sustentável, pedalar não emite ruído e também contribui para a diminuição da poluição sonora das cidades.

4. Faz bem para a saúde - Andar de bicicleta é atividade física e seus benefícios para a saúde são diversos. Pedalar regularmente fortalece os músculos, aumenta o fôlego, melhora o equilíbrio e reduz os níveis de estresse, controlando a pressão arterial.

5. Lazer - Pedalar é uma prática econômica e sustentável, mas também é divertida. Andar de bicicleta permite conhecer os bairros da cidade de uma outra maneira, do lado de fora das janelas dos carros e ônibus.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa