SAÚDE

Secretaria de Saúde confirma terceiro caso de varíola dos macacos em Maringá

O diagnóstico foi confirmado após exames laboratoriais divulgados nesta terça-feira (20); onze casos já foram descartados

Secretaria de Saúde confirma terceiro caso de varíola dos macacos em Maringá
O paciente é um homem, com idade entre 40 e 50 anos, que foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. - Foto: Freepik

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou o terceiro caso de monkeypox (varíola dos macacos) nesta terça-feira (20). Até o momento, são 11 casos descartados e quatro casos suspeitos que seguem em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.

O paciente é um homem, com idade entre 40 e 50 anos, que foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ele está estável, em isolamento domiciliar, e sendo monitorado. Pessoas que tiveram contato direto com o paciente também estão sendo acompanhadas. 

MONKEYPOX EM MARINGÁ — O primeiro caso de varíola dos macacos em Maringá foi registrado no início do mês de agosto e o segundo foi confirmado no início deste mês. 

doença viral é transmitida entre humanos  por contato com lesões de pele de pessoas infectadas e por meio de gotículas respiratórias. Os sintomas envolvem lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga.

NÚMERO DE CASOS NO BRASIL — De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 20 de setembro, o Brasil já contabiliza 6.073 casos confirmados, 12.476 descartados e 25.746 notificações, que incluem os casos suspeitos (6.037).

Prefeitura de Maringá