SAÚDE

Calendário de vacinação contra a varíola dos macacos no Brasil será divulgado em breve

Ministério da Saúde deve saber ainda nesta semana quando receberá as primeiras doses da vacina; público alvo será restrito

Calendário de vacinação contra a varíola dos macacos no Brasil será divulgado em breve
O Brasil contabiliza, até o momento, 2.893 casos confirmados da varíola dos macacos. - Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde afirmou, nesta segunda-feira (15), que deve receber a informação, ainda nesta semana, de quando terá as primeiras doses contra a varíola dos macacos disponíveis no Brasil. A vacina será obtida por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em laboratório na Dinamarca.  

De acordo com o representante da Opas no Brasil, Socorro Gross, as negociações já acabaram e agora é necessário esperar uma definição do laboratório sobre o calendário de entrega das vacinas. 

“Não temos como apresentar um calendário [de entrega de vacina] neste momento. Sabemos que uma parte das vacinas vai chegar em breve. Esperamos que o fornecedor nos especifique quando nós poderemos transportar a vacina para o Brasil”, afirmou Gross, em coletiva de imprensa.

Ao todo, foram solicitadas 50 mil doses do antiviral contra a varíola dos macacos, que será destinado aos profissionais da saúde que mantêm contato com infectados e materiais contaminados. “Essas vacinas, quando vierem, serão para vacinar um público muito específico”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

O Brasil contabiliza, até o momento, 2.893 casos confirmados da varíola dos macacos. Outros 3.555 casos seguem em observação e o país já contabiliza uma morte. 

TRANSMISSÃO — Considerada uma transmissão moderada e pouco eficiente, a varíola dos macacos é transmitida principalmente através do contato com infectados. É possível contrair a doença ao tocar nas feridas de alguém contaminado ou ao entrar em contato com roupas, lençóis e toalhas do paciente. 

Fluídos corporais e sangue também transmitem a doença. Por isso, relações sexuais e tosse ou espirro podem infectar outras pessoas.  

Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Vale destacar que o surgimento de novos casos em diversos países pode indicar a mutação do vírus fazendo com que algumas perguntas ainda estejam sem respostas. Por isso, é fundamental estimular o cuidado e orientação geral sobre a doença.

SINTOMAS — Os sintomas da varíola dos macacos são fáceis de identificar e geralmente possuem uma manifestação leve. Considerada uma doença autolimitada, os sintomas podem durar entre duas e quatro semanas e raramente se tornam casos graves, mesmo com uma alta taxa de mortalidade (11%).

Fácil de identificar, a doença possui sintomas bem característicos, como é o caso das feridas na pele, que surgem até três dias depois do paciente apresentar sinais de febre. Confira a lista completa de sintomas: 

  • Dor de cabeça;
  • Febre e calafrios;
  • Dores musculares;
  • Feridas na pele (rosto, palmas das mãos e solas dos pés);
  • Inflamação dos gânglios linfáticos;
  • Cansaço.
Maringa.Com com informações da Agência Brasil