Índice de vacinação contra sarampo está abaixo da meta, alerta Ministério da Saúde
Menos de 50% do público alvo, crianças de um ano de idade, receberam as doses do imunizante que protege também contra caxumba e rubéola
De acordo com o Ministério da Saúde, em alerta divulgado nesta segunda-feira (17), o índice de vacinação contra o sarampo está abaixo da meta estipulada no país. Conforme a pasta, apenas 47,08% das crianças receberam o imunizante contra sarampo em 2022, a meta é de que 95% das crianças com um ano de idade sejam vacinadas.
A vacina tríplice viral faz parte do calendário de vacinação e protege as crianças de doenças como sarampo, caxumba e rubéola. A vacina deve ser aplicada nos bebês ao completarem 1 ano de idade e reforço entre 4 e 6 anos de idade. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 anos e 50 anos de idade, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Uma das consequências da queda da vacinação é o avanço da doença. Depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença em todo o território nacional. O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.
A campanha de vacinação teve início em janeiro e encerra apenas em dezembro. As doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Brasil. Clique aqui e veja as UBS em Maringá que possuem vacina contra sarampo.