Cartórios de Notas de Maringá registram mais de 530 divórcios em 2021
Em meio a pandemia, número representa queda no índice de divórcios entre 2020 e 2021
De acordo com levantamento divulgado pelo Colégio Notarial do Paraná (CNB/PR) os Cartórios de Notas em Maringá registraram cerca de 530 divórcios no ano de 2021, durante a pandemia. Apesar de expressivo, o número registrado no ano de 2021 é 7,4% menor que o verificado em 2020, quando foram emitidas 578 escrituras de divórcios nos Tabelionatos de Notas.
Além de Maringá, outras cidades registraram queda no número de divórcios realizados em 2021, sendo Curitiba a que apresentou a maior diminuição de atos, com 89 divórcios a menos em comparação com 2020. Na sequência vieram os municípios de Cascavel (-68), Maringá (-43) e Ponta Grossa (-34).
A nível estadual, em 2021, os Cartórios de Notas paranaenses registraram o terceiro número mais alto da série histórica, em 2007, com 9.501 divórcios.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Os dados constam da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), entidade que reúne os 8.580 Cartórios de Notas do País onde, desde 2007, é possível realizar separações, divórcios, inventários e partilhas.
Lançada em junho de 2020, em meio às restrições de deslocamentos causadas pelo ápice da crise sanitária no país, a plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), permite a prática de quase 100% dos atos notariais em meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas notariais.
“A facilidade de fazer o divórcio online, sem a necessidade de se deslocar ao Cartório, resultou no aumento da procura pela escritura de divórcio nos tabelionatos paranaenses, acabando por se tornar um grande diferencial durante o período de isolamento”, explica Daniel Driessen Júnior, presidente do CNB/CF.