Secretaria de Saúde divulga os bairros com maior índice de infestação de dengue em Maringá; confira
Terceira edição do Lira de 2025, realizada entre 8 e 12 de setembro, foi divulgada nesta quarta-feira (17).

A Secretaria de Saúde de Maringá divulgou nesta quarta-feira (17) a terceira edição do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira) de 2025. A pesquisa foi realizada entre 8 e 12 de setembro de 2025 e aponta os principais dados sobre a arbovirose, incluindo bairros com maior índice de infestação predial (IIP).
De acordo com o Lira, Maringá apresenta IIP médio de 0,4%, classificação de baixo risco pelo Ministério da Saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Olímpico e Maringá Velho registram o maior índice, de 1% — uma situação controlada, mas que exige monitoramento contínuo.
Leia também:
- Circo Balão Mágico, da cantora Simony, chega em Maringá no dia 19 de setembro
- Taxa de desemprego recua para 5,6%, a menor desde 2012
- Cartão do SUS será unificado com dados do CPF; entenda
O resultado representa queda significativa em relação ao 2º Lira, realizado entre 5 e 9 de maio de 2025, quando o índice foi de 2,3% (risco médio). Naquele período, 80% dos focos estavam dentro das residências, evidenciando a importância da colaboração dos moradores na eliminação de criadouros.
A Secretaria de Saúde destaca que, apesar do resultado, a população deve manter os cuidados e seguir alerta, já que o terceiro levantamento ocorreu em período de baixo volume de chuvas.
Segundo o 3º Lira 2025, até 16 de setembro de 2025, Maringá registrou 12.910 casos notificados e 4.191 casos prováveis de dengue.