JUSTIÇA ELEITORAL

Maringá contabiliza mais de 23 mil títulos de eleitor cancelados; saiba como regularizar o documento

Falta de recadastramento biométrico e ausência em três eleições consecutivas, sem justificativa, são os motivos para inutilizar o título de eleitor

Maringá contabiliza mais de 23 mil títulos de eleitor cancelados; saiba como regularizar o documento
A Justiça Eleitoral de Maringá intensificou o atendimento presencial para aqueles que têm dificuldade de regularizar o título pela internet - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O prazo final para se regularizar com a Justiça Eleitoral vai até o dia 4 de maio, mas ainda há uma grande quantidade de eleitores de Maringá com o título cancelado. Do total de 283 mil eleitores, 8,4% estão com o título cancelado, equivalente a 23 mil cidadãos. 

De acordo com informações da Justiça Eleitoral de Maringá, a maioria dos títulos estão cancelados devido a falta do recadastramento biométrico - cerca de 14.689 eleitores - e o restante -  9.253 eleitores - está cancelado devido à inutilidade do título nas últimas três eleições sem justificativas prestadas.

Julian Oscar, analista judiciário da Justiça Eleitoral de Maringá, afirma que o problema com o recadastramento biométrico no município já dura uma década. “Maringá iniciou o recadastramento biométrico em março de 2012 com 257.320 eleitores. Em outubro do mesmo ano, 213.610 haviam atualizado suas inscrições eleitorais e inserindo seus dados biométricos na cidade. Ou seja, 43.710 não participaram e tiveram sua inscrição eleitoral cancelada”, explica. 

Caso a situação eleitoral não seja regularizada a tempo, o cidadão perde o direito de votar nas Eleições de 2022, além de não poder se matricular na faculdade, conseguir emprego e demais burocracias que exigem o título de eleitor como documentação.

Para se regularizar é fácil: basta acessar o site do TRE/PR e fazer o requerimento pela internet. Após acessar a página, clique em “Passo a passo - requerimento” e depois em “iniciar atendimento remoto”. Confira os documentos e informações necessárias (por foto ou digitalização): 

  1. Foto tipo selfie do eleitor segurando documento de identificação com foto ao lado do rosto.
  2. Foto ou digitalização da Frente (onde está a foto) do documento de identificação.
  3. Foto ou digitalização do Verso (parte com dados) do documento de identificação.
  4. Foto ou digitalização do comprovante de residência, que tem que estar em nome do jovem ou de seus pais.

ATENDIMENTO AMPLIADO — Com intuito de receber ao menos 5% do total de cidadãos com o documento cancelado, a Justiça Eleitoral de Maringá intensificou o atendimento presencial para aqueles que têm dificuldade de regularizar o título pela internet.

“A partir do dia 4 de abril o atendimento presencial da Justiça Eleitoral de Maringá aumentou sua capacidade de guichês de atendimento, para atender aos eleitores com dificuldade para fazer sua solicitação pela internet. Nesta reta final a Central de Atendimento ao Eleitor de Maringá terá capacidade de fazer até 16 atendimentos simultâneos”, explica Oscar.

O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, do meio dia até às 18 horas, no Fórum Eleitoral de Maringá, localizado na Av. Dr. Gastão Vidigal, número 605, ao lado do antigo aeroporto. 

Maringa.Com por Gabrielle Nascimento