Maringá contabiliza mais de 23 mil títulos de eleitor cancelados; saiba como regularizar o documento
Falta de recadastramento biométrico e ausência em três eleições consecutivas, sem justificativa, são os motivos para inutilizar o título de eleitor

O prazo final para se regularizar com a Justiça Eleitoral vai até o dia 4 de maio, mas ainda há uma grande quantidade de eleitores de Maringá com o título cancelado. Do total de 283 mil eleitores, 8,4% estão com o título cancelado, equivalente a 23 mil cidadãos.
De acordo com informações da Justiça Eleitoral de Maringá, a maioria dos títulos estão cancelados devido a falta do recadastramento biométrico - cerca de 14.689 eleitores - e o restante - 9.253 eleitores - está cancelado devido à inutilidade do título nas últimas três eleições sem justificativas prestadas.
Julian Oscar, analista judiciário da Justiça Eleitoral de Maringá, afirma que o problema com o recadastramento biométrico no município já dura uma década. “Maringá iniciou o recadastramento biométrico em março de 2012 com 257.320 eleitores. Em outubro do mesmo ano, 213.610 haviam atualizado suas inscrições eleitorais e inserindo seus dados biométricos na cidade. Ou seja, 43.710 não participaram e tiveram sua inscrição eleitoral cancelada”, explica.
Caso a situação eleitoral não seja regularizada a tempo, o cidadão perde o direito de votar nas Eleições de 2022, além de não poder se matricular na faculdade, conseguir emprego e demais burocracias que exigem o título de eleitor como documentação.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp
Para se regularizar é fácil: basta acessar o site do TRE/PR e fazer o requerimento pela internet. Após acessar a página, clique em “Passo a passo - requerimento” e depois em “iniciar atendimento remoto”. Confira os documentos e informações necessárias (por foto ou digitalização):
- Foto tipo selfie do eleitor segurando documento de identificação com foto ao lado do rosto.
- Foto ou digitalização da Frente (onde está a foto) do documento de identificação.
- Foto ou digitalização do Verso (parte com dados) do documento de identificação.
- Foto ou digitalização do comprovante de residência, que tem que estar em nome do jovem ou de seus pais.
ATENDIMENTO AMPLIADO — Com intuito de receber ao menos 5% do total de cidadãos com o documento cancelado, a Justiça Eleitoral de Maringá intensificou o atendimento presencial para aqueles que têm dificuldade de regularizar o título pela internet.
“A partir do dia 4 de abril o atendimento presencial da Justiça Eleitoral de Maringá aumentou sua capacidade de guichês de atendimento, para atender aos eleitores com dificuldade para fazer sua solicitação pela internet. Nesta reta final a Central de Atendimento ao Eleitor de Maringá terá capacidade de fazer até 16 atendimentos simultâneos”, explica Oscar.
O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, do meio dia até às 18 horas, no Fórum Eleitoral de Maringá, localizado na Av. Dr. Gastão Vidigal, número 605, ao lado do antigo aeroporto.