CAMPANHA

Justiça Eleitoral de Maringá registra aumento de 125% no número de inscrições eleitorais

Índice é resultado das campanhas de divulgação e, apesar do avanço promissor, a Justiça Eleitoral de Maringá alerta que ainda há cerca de 5 mil jovens que não tiraram o título de eleitor

Justiça Eleitoral de Maringá registra aumento de 125% no número de inscrições eleitorais
Entre os dias 21 a 27 de março, segunda semana da campanha, o número de solicitações saltou para 586, ou seja, um aumento de 125% em relação à semana anterior. - Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Após campanhas de incentivo em parceria com os canais de comunicação e também nas redes sociais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a demanda por atendimento na Justiça Eleitoral de Maringá aumentou. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (29), o aumento foi gradual desde o início da campanha, na segunda semana de março. 

De janeiro até a semana de 13 de março foram feitas 2.187 novas inscrições eleitorais, com uma média de 219 títulos novos feitos por semana. Na semana seguinte, entre 14 e 20 de março, quando teve início a campanha de divulgação, foram feitas 260 novas inscrições, ou seja, aumento de 19% no número de solicitações. 

Na semana seguinte os dados foram ainda mais animadores. Entre os dias 21 a 27 de março, segunda semana da campanha, o número de solicitações saltou para 586, ou seja, um aumento de 125% em relação à semana anterior. 

Apesar do avanço promissor, a Justiça Eleitoral de Maringá alerta que ainda há cerca de 5 mil jovens que não tiraram o título de eleitor. 

O número de atendimentos na Justiça Eleitoral do município também se intensificou. Levantamento aponta que o aumento no total de atendimentos online na primeira semana de divulgação, em relação à média semanal de 2022 foi de 28%. A média de atendimentos online em 2022 era de 308 requerimentos realizados, e na primeira semana foi de 392 requerimentos.

Já na segunda semana de divulgação, o total de solicitações online foi de 1.006 requerimentos, ou seja, um aumento de 157% em relação à semana anterior.

TÍTULO NET — Os jovens têm até 4 de abril para solicitar o título de eleitor e votar nas eleições presidenciais  deste ano.Para emitir o documento é fácil e rápido. Basta acessar o site do TRE/PR e fazer o requerimento pela internet. Após acessar a página, clique em “Passo a passo - requerimento” e depois em “iniciar atendimento remoto”. Confira os documentos e informações necessárias (por foto ou digitalização): 

  1. Foto tipo selfie do eleitor segurando documento de identificação com foto ao lado do rosto.
  2. Foto ou digitalização da Frente (onde está a foto) do documento de identificação.
  3. Foto ou digitalização do Verso (parte com dados) do documento de identificação.
  4. Foto ou digitalização do comprovante de residência, que tem que estar em nome do jovem ou de seus pais.

Para aqueles que não possuem facilidade em realizar o requerimento de forma online, também é possível regularizar a situação eleitoral presencialmente. O atendimento presencial da Central de Atendimento ao Eleitor do Fórum Eleitoral de Maringá está aberto de segunda a sexta-feira, das 12h até às 18h, na Av. Dr. Gastão Vidigal, n.º 605, ao lado do antigo aeroporto.

Maringa.Com por Gabrielle Nascimento