Festival de hambúrguer supera expectativas de vendas e público, afirma organização
O festival que vai eleger o melhor hambúrguer de Maringá em duas categorias, Popular e Profissional teve início no dia 26 de novembro e vai até domingo (13), com a participação de 25 estabelecimentos
Os volumes de vendas e de público registrados até agora na Etapa Hambúrguer do Maringá Food Festival 2020 vem surpreendendo a organização e os estabelecimentos participantes. Dados iniciais mostram que o número de votos registrados nesta edição é três vezes maior do que na última etapa do festival, que definiu a melhor pizza da cidade, em 2019.
O festival que vai eleger o melhor hambúrguer de Maringá em duas categorias, Popular e Profissional teve início no dia 26 de novembro e vai até domingo (13), com a participação de 25 estabelecimentos, que criaram receitas exclusivas para competir no evento. A etapa deste ano é exclusivamente no formato delivery e retirada no balcão, de forma que as pessoas possam vivenciar uma experiência inovadora e segura em suas próprias casas.
Um dos números que mais chamam atenção se refere ao perfil do público consumidor. Resultados parciais demonstram que 40% dos que votaram são novos consumidores dentro dos estabelecimentos, dado que vem de encontro com o propósito do festival.
"Estamos cumprindo a missão de levar novos clientes aos estabelecimentos, de dar a eles acesso a um público que não tinham antes. Ao mesmo tempo, estamos oferecendo ao público uma chance de conhecer novos sabores. Isso valida nossa premissa", diz o diretor de projetos da Bússola Eventos, Guilherme Oliveira, que organiza o festival.
Pela primeira vez no festival, a Cervejaria Araucária Central estreou com pé direito com seu Donzela Búfala Burger, uma criação da proprietária Andressa Frigo. "Procurei trazer alguns elementos que considero saborosos num bom hambúrguer que são: bom blend de carnes, o pão (no caso o nosso, brioche aromatizado com manjericão), crocância, que fica para a muçarela de búfala empanada à milanesa, e a suculência, acidez e umani da geleia de tomate", explica Andressa. No primeiro fim de semana do evento, o número de pedidos na Araucária foi tão alto que eles tiveram de parar as vendas por falta de ingredientes. "Superou nossas expectativas."
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
A hamburgueria Dom João enfrentou um "problema" parecido. "Em alguns momentos, tivemos de pausar as vendas nos aplicativos, para conseguir dar conta da demanda dos clientes. O faturamento está além do que nós esperávamos", conta Sérgio Henrique Granero, proprietário da Dom João. Especializada em hambúrguer feito na parrilla argentina, a casa aposta no estilo alto e clássico, com sabores típicos dos churrascos dos hermanos, como chimichurri e provolone.
"Entramos no festival com o objetivo de ampliarmos a marca e termos mais reconhecimento a nível de Maringá. A princípio, eu achei que seria apenas um evento; mas agora, participando, vejo que é um evento totalmente profissional, muito bem organizado e estruturado. Me surpreendeu. O intuito era ser visto, e o MFF está suprindo", revela Granero.
O Hands Bar Board Games investiu as fichas no Maringá Food Festival para marcar o retorno de suas atividades. Fechado para reformas e reestruturação desde março, o Hands acaba de abrir as portas de sua nova casa. "Resolvemos participar para mostrar ao público nosso novo espaço, recém-inaugurado, e também para mostrar a todos que, mesmo não sendo uma hamburgueria, nosso cardápio tem um excelente nível de qualidade", diz Rodrigo Cuesta, sócio do Hands.
"Nós esperamos estar entre as melhores criações e que isso traga muita visibilidade ao Hands, convertendo curiosos e desavisados em clientes. Que as pessoas venham até nós pelo hambúrguer e se encantem pelo Hands". Misto de bar e luderia, o Hands tem à disposição quase 300 jogos de tabuleiro, com monitores treinados para ensinar aos clientes as regras dos jogos, em um ambiente com temática geek.
Outro estreante no festival é o Nomadiz Burger, com uma criação bem inusitada baseada nos sabores do campo, com toques de abóbora, chucrute e geleia de laranja. "O Campestre Burger está sendo muito pedido por gente que não nos conhecida. Estamos recebendo muitas ligações empolgadas de pessoas querendo mais explicações sobre a ideia do lanche", diz Alex Lima, chefe de cozinha do Nomadiz. "Nós esperamos, desse festival, criar um elo, como já fiz com alguns donos de hamburguerias, para trocar ideias e conhecimento. Além, claro, ser visto pela cidade inteira, para Maringá conhecer o hambúrguer de primeira linha feito com muito amor e carinho distante do centro", diz ele.