EMPREGO

Saiba como organizar sua estratégia de busca por um novo emprego em 2022

O Maringa.Com disponibiliza mais de 4 mil vagas de emprego para se candidatar online

Saiba como organizar sua estratégia de busca por um novo emprego em 2022
Confira algumas dicas do site especialista em economia, 6 Minutos, selecionadas pelo Maringa.Com para auxiliar neste processo de candidaturas. - Foto: Nappy Studio

Você estava só esperando a poeira baixar para finalmente colocar em prática planos que estavam engavetados durante a pandemia? Que tal conseguir aquele emprego tão desejado? O Maringa.Com disponibiliza mais de 4 mil vagas de emprego para se candidatar online. Clique aqui e cadastre seu currículo.

O ano de 2022 será ainda mais promissor no mercado de trabalho devido ao nível de normalização das atividades gerais, antes afetadas pela pandemia.

“Um dos inúmeros efeitos da crise do covid-19 foi convidar as pessoas em geral a repensar o significado e o propósito de seu trabalho”, diz Adriana Gomes, sócia-diretora da consultoria Vida e Carreira e coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM. “Nesse caso, nada mais oportuno do que aproveitar o sentimento de renovação e todas as possibilidades de um reinício de ano para buscar um emprego que faça sentido para você.”

Confira algumas dicas do site especialista em economia, 6 Minutos, selecionadas pelo Maringa.Com para auxiliar neste processo de candidaturas. 

PERCEBA SUA REALIDADE — Um primeiro passo para alcançar seu objetivo é ampliar sua visão sobre a realidade do mercado onde atua, cenário macroeconômico, tendências, perspectivas. “Calibrar o que você sabe e o que pode oferecer, versus as expectativas do mercado, permite ao profissional estruturar melhor sua estratégia de recolocação”, diz a especialista.

TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA — Ter uma boa reserva financeira certamente irá ajudar você a procurar, com calma e estabilidade, as melhores oportunidades de mercado e, principalmente, a definir melhor os rumos de sua vida profissional.

NÃO NEGLIGENCIE SEU CURRÍCULO — As tecnologias estão cada vez mais presentes nos processos de recrutamento e seleção, mas ter um currículo tradicional bem formatado continua sendo o primeiro passo para sua “campanha de marketing pessoal” dirigida à busca de um novo emprego. Além de instigar o recrutador a chamá-lo para uma entrevista, o documento serve como um roteiro para demonstrar claramente suas competências e articular as ideias frente a uma entrevista de trabalho.

Isso tudo você consegue cadastrando seu currículo no Maringa.Com, além de estabelecer uma conexão direta com as vagas disponíveis de acordo com as suas preferências, basta filtrar a pesquisa no site. 

O pulo do gato está em ajustar o CV de acordo com cada empresa e cada oportunidade. Por que perder a chance de valorizar aspectos relevantes da sua experiência voltados para uma empresa ou uma vaga em especial? Afinal de contas, se trabalhamos num mundo cada vez mais personalizado, por que seu CV deve ser genérico?

PREPARE SUA NARRATIVA — Sua narrativa também deve variar de acordo com cada entrevista de emprego. “O problema é entrar no modo automático e não convencer”, explica Adriana.

ESCOLHA AS EMPRESAS — Em vez de esperar por aberturas de vagas em empresas aleatórias, ou sair atirando para todos os lados, o ideal é eleger as organizações que mais admira e nas quais gostaria de atuar.

REDE DE CONTATOS — Pense e responda: de todas as pessoas com quem já trabalhou ao longo de sua carreira, quantas indicariam você e seu trabalho sem hesitação? E mais: dentre elas, há alguém atuando em alguma organização que considere interessante? Se sim, eis uma boa hora de retomar o contato com ex-chefes, ex-colegas, ex-subordinados e ex-clientes, entre outros. “Apesar de vivermos em um mundo dominado por algoritmos e inteligência artificial, pessoas indicando outras pessoas é algo que continua tendo um peso enorme nas tomadas de decisão no que se refere às contratações”, diz Adriana.

Comece hoje mesmo a se candidatar às vagas mais desejadas, ainda dá tempo de começar o ano de emprego novo. Clique aqui e procure.

6 minutos/Maringa.Com