SAÚDE

Academia da Terceira Idade será implantada no Parque do Ingá

A sexta Academia da Terceira Idade – ATI será inaugurada pela administração municipal nesta quarta-feira (27) às 17h30.

A unidade está sendo instalada no Parque do Ingá, de frente para a avenida Anchieta local onde centenas de pessoas, diariamente, procuram para a prática de exercícios.

Nos quase seis meses da implantação da primeira ATI os resultados estão sendo positivos e os usuários aprovam a iniciativa.

Antonia Maria da Conceição, 86, usuária da ATI Parigot de Souza, é uma das pessoas que comemoram os resultados obtidos pelos exercícios.

Ela comenta que desde quando passou a se exercitar, a saúde melhorou.

Como ela, Inácio Alexandre, 74, que tinha dificuldades para se locomover, excesso de peso, hipertensão arterial e respiração difícil, conta que depois que passou a freqüentar a ATI do Quebec: “Emagreci, ganhei resistência e agora consigo caminhar sem precisar de ajuda.

Nasci de novo”.

As ATIs são uma iniciativa da administração municipal, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Maringá, pretende implantar uma nova unidade por mês, até o final do mandato.

A unidade do Parque do Ingá está sendo instalada em parceria com a Unimed Maringá.

As ATIs são uma iniciativa que se enquadra nos princípios do programa Maringá Saudável, de promoção à saúde.

Mais que o interesse dos usuários, as ATIs, que são uma iniciativa inédita no Brasil, têm despertado o interesse de muitos municípios por todo o país.

Recentemente, em uma mostra de Maringá em Brasília, prefeitos de cidades de diversas regiões conheceram alguns dos aparelhos das ATIs e se interessaram pela proposta implantada em Maringá.

Na semana passada vieram autoridades do interior de São Paulo conhecer a iniciativa.

As ATIs seguem o modelo adotado em Pequim, na China. Lá as academias foram implantadas há 10 anos e hoje somam mais de 2,5 milhões de adeptos.

Apesar da facilidade da prática dos exercícios, as pessoas são acompanhadas por profissionais das secretarias municipais da Saúde e dos Esportes e Lazer.

São professores de Educação Física, fisioterapeutas, enfermeiras e geriatras, que orientam sobre qual a maneira correta de se usar os equipamentos da ATI.

A grande vantagem da Academia da Terceira Idade é que o ritmo e a quantidade é deteminada pelo praticante.

A maioria dos aparelhos usa a força da pessoa para movimentá-lo.

As ATIs se enquadram na proposta da administração municipal de criar a cultura da prevenção, por meio do programa Maringá Saudável, elaborado a partir da estratégia de “Municípios e Comunidades Saudáveis” da Organização Mundial da Saúde, a OMS, e da Organização Panamericana da Saúde – Opas.

A meta é melhorar a qualidade de vida da população, partindo do surgimento de ambientes favoráveis ao bem-estar do cidadão, da elaboração de políticas públicas, do fortalecimento de ações comunitárias, do desenvolvimento de habilidades pessoais e da reorientação do serviço de saúde. ,

A proposta é atuar em várias áreas.

Estão contempladas ações de higiene, vacinação, controle de peso, hábitos alimentares, exercícios físicos.

Atividades de lazer, educacionais e culturais também estão incluídas no programa.