RECONSTRUÇÃO

Abrigo de animais em Maringá é destruído após temporal; voluntários fazem campanha para reparos

A ONG possui mais de 70 cães abrigados no espaço que foi destruído e precisa de doações

Abrigo de animais em Maringá é destruído após temporal; voluntários fazem campanha para reparos
Os ventos fortes causaram destelhamento, desprotegendo os animais. - Foto: Divulgação/Salvando Vidas Maringá

A tempestade de sábado (23), apesar de rápida, causou danos intensos em toda a cidade. Em apenas 40 minutos foram dezenas de árvores caídas e milhares de moradores sem energia e água, como já noticiado anteriormente. Equipes da Defesa Civil e da prefeitura seguem com os reparos. 

Em meio à destruição causada pela tempestade, o abrigo de animais Salvando Vidas Maringá, teve o espaço completamente destruído pela força da natureza. Árvores caídas, postes quebrados, portão estragado, estrada de difícil acesso devido à lama e até mesmo destelhamento são alguns dos problemas enfrentados pela ONG. 

O prejuízo contabilizado, de acordo com a voluntária Luciana Mendes da Silva, é de mais de cem mil reais. "O alambrado da quadra que a gente usava para separar os animais caiu por completo, né? E isso é uma das coisas que são bem caras. E também todo o telhado do canil que a gente tinha acabado de construir também voou e todas as telhas estragaram, amassaram”, lamenta.

Como uma forma de tentar reconstruir o abrigo, uma Vaquinha Online foi criada e já possui pouco mais de 13 mil reais arrecadados. Clique aqui para contribuir. 

Diante dos estragos, nas redes sociais, foram divulgados vídeos e fotos com apelo à contribuição da comunidade. Luciana diz que todos têm ajudado da forma que podem. “Graças a Deus a gente tem alguns voluntários, algumas madrinhas, que estão ajudando muito, compartilhando nas redes sociais. Alguns influencers no Instagram estão se negando a compartilhar o vídeo. Falam que não dá e que se postar de um, vai ter que postar de todo mundo pedindo ajuda. Mas tudo bem, a  gente entende”, conta. 

Luciana afirma que o abrigo do Salvando Vidas possui aproximadamente 70 animais. Mas, no total, a ONG cuida de quase 200. “No total, a gente tem quase 200 animais. É que alguns estão em um lar temporário, e os gatos do santuário não estão aqui ainda porque a estrutura para eles não está totalmente pronta. Por isso, estão em um apartamento de uma de nossas madrinhas. Mas só aqui, temos quase 70”. 

A ajuda necessária consiste desde itens de limpeza, ração e cobertores até transferências por Pix de qualquer valor, além de aceitarem voluntários que estejam dispostos a ajudar na limpeza e organização do abrigoQuem tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato com o Salvando Vidas por este link. Confira a lista de itens que a ONG precisa:

  • Detergente neutro
  • Cloro
  • Desinfetante
  • Sacos de lixo resistentes
  • Cobertores
  • Ração para cães (marca Origens)

Pontos de coleta:

  • MercadoPet Max (Avenida Colombo, 8315)
  • Clínica AnimalMed (Avenida Pedro Taques, 1841)
  • Clínica InuVet (Avenida Kakogawa, 1168)

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram da ONG em @salvandovidasmaringa. Abaixo, confira as fotos dos estragos causados pela chuva.

Maringa.Com