TEMPESTADE

Em apenas um dia chove metade do previsto para todo o mês em Maringá; tempestade deixou estragos

Copel afirma que a chuva foi o "mais grave evento climático" registrado no interior do Estado

Em apenas um dia chove metade do previsto para todo o mês em Maringá; tempestade deixou estragos
Algumas árvores atingiram casas, carros e postes de energia. - Foto: Gabrielle Nascimento/Maringa.Com

A chuva prevista para este final de semana em Maringá atingiu intensamente a cidade, deixando estragos como postes e árvores caídas. De acordo com informações da Simepar, os ventos atingiram 82km/h em apenas 40 minutos. O volume de chuva registrado foi de 99 milímetros, mais da metade de todo o volume de chuva esperado para o mês de outubro (162 milímetros).

Houve registro de queda de grandes árvores em vários bairros: no Conjunto Ney Braga, Parque Residencial Cidade Nova, Parque Industrial, Jardim Paris e outros. Algumas árvores atingiram casas, carros e postes de energia — afetando também o fornecimento de luz. A Unidade Básica de Saúde Ney Braga está com atendimento suspenso devido à falta de energia.

De acordo com a Copel, a tempestade de sábado (23) foi o "mais grave evento climático" registrado no interior do Estado. Raios, quedas de árvores e ventos intensos acarretaram em quedas de árvores e interrupção de energia em pelo menos 1 milhão de domícilios paranaenses. Ainda de acordo com a empresa, o número de chamados por canais como Whatsapp nas últimas 24 horas já equivale ao número de solicitações de todo um mês.

A população que ainda estiver sofrendo com falta de água poderá buscar água nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), onde já foi restabelecido o serviço de distribuição pela Sanepar. Em nota, a prefeitura informou que “segue em contato com a companhia de saneamento para que os transtornos com a falta de água em Maringá sejam superados o mais rápido possível”.

Em Maringá, de acordo com a Defesa Civil, foram mais de 600 solicitações de ajuda devido ao temporal. A Secretaria de Comunicação informou na manhã desta segunda-feira (25), em nota, que “equipes da Prefeitura, da Defesa Civil, Copel e Polícia Militar trabalharam durante todo o final de semana e seguem trabalhando para reparar os danos causado pelo temporal”. 

CAOS NO TRÂNSITO — Os danos do final de semana afetaram também o fluxo do trânsito na manhã desta segunda-feira. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) trabalha para reestabelecer a operação de dez semáforos da cidade. As manutenções estão sendo realizadas nas avenidas Tuiuti, Herval, Prudente de Moraes, Colombo, São Paulo e rua Santos Dummont. Alguns danos serão mais complexos reparar, demorando até 3 dias. 

Mais informações serão divulgadas em breve.

Maringa.Com