INCLUSÃO

Contemplado pelo Prêmio Anicetto Matti, livro em estilo SignWriting é publicado em Maringá

O SignWriting é um sistema de escrita e leitura da língua de sinais com representação gráfica, importante para alfabetização de crianças surdas

A autora Daniele Miki apresenta seu livro infantil para crianças surdas "O Extraordinário Mundo de Miki" em mãos, enquanto sorri por detrás da máscara de proteção. O livro possui capa azul clara com detalhes em amarelo.
Doutora em Linguística, a autora do livro, Daniele Miki, tem 34 anos, é surda e pretende lançar uma série de livros SignWriting. - Foto: Divulgação

O livro “O Extraordinário Mundo de Miki”, escrito por Daniele Miki Fujikawa Bózoli e ilustrado por Marcelo Yukio Goto já está disponível para o público. Contemplado pelo Prêmio Anicetto Matti 2019, a obra destinada para crianças surdas foi produzido pela Forféu Atividades Artísticas e utiliza o método SignWriting (escrita de sinais). 

“O livro é muito importante para as crianças surdas, até adultos surdos que sabem língua de sinais podem ler também. A obra é baseada na minha vivência na escola que estudei desde os 4 anos de idade”, explica Daniele Miki. Daniele tem 34 anos, é surda, formada em Letras Libras e doutora em Linguística pela UFSC. 

A Secretaria de Cultura informou que a tiragem de mil exemplares será distribuída para bibliotecas, instituições de ensino, órgãos que trabalham com linguagens e está disponível, por este link, para pedidos no site do espaço colaborativo Arena das Artes. “É um projeto maravilhoso. Resultou num livro muito bonito que vai ajudar as pessoas surdas”, comenta o secretário de Cultura, Victor Simião.

SIGNWRITING - O SignWriting é um sistema de escrita e leitura da língua de sinais, com representação gráfica e, apesar de ser uma ferramenta importante no aprendizado de crianças surdas, não há muitas obras disponíveis no mercado. Esse é o primeiro livro publicado nesse estilo em Maringá.

O enredo de “O Extraordinário Mundo de Miki” apresenta uma menina de 9 anos, que é surda e tem rotina na escola e em outros ambientes com crianças surdas. O que colabora para ajudar a criança leitora na alfabetização. 

Maringa.Com