COMEMORAÇÃO

Prefeitura de Maringá decide não fazer comemorações de 7 de setembro nem de forma online

Em anos anteriores, para marcar o 7 de setembro, o Executivo organizava um desfile no centro de Maringá. Escolas, forças de segurança e atiradores do Tiro de Guerra participavam

Prefeitura de Maringá decide não fazer comemorações de 7 de setembro nem de forma online
Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura escreveu que a “decisão é convergente com as medidas de prevenção e distanciamento social, fundamentais durante a pandemia do coronavírus. - Foto: Divulgação

O 7 de setembro deste ano, data da independência do Brasil, não terá comemorações em Maringá. Ao menos não de forma oficial, organizada pelo poder público. A Prefeitura Municipal informou que não irá realizar nenhuma celebração para marcar os 198 anos. O dia sete é na segunda-feira que vem, feriado nacional. Em anos anteriores, havia desfile.

Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura escreveu que a “decisão é convergente com as medidas de prevenção e distanciamento social, fundamentais durante a pandemia do coronavírus. A maior homenagem à pátria, neste cenário, é preservar a saúde e direito à vida dos maringaenses”.

A reportagem conversou com dois secretários municipais sobre o assunto. Um deles disse que a ideia de fazer algo online chegou a ser cogitada, mas logo foi descartada.

Em maio, no aniversário do município, a Prefeitura de Maringá realizou uma ação online. Nos dias 09 e 10 daquele mês, três transmissões ocorreram pela internet. No sábado, servidores e artistas cantaram a música “Maringá”, de Joubert de Carvalho. No domingo, foi pedido aos maringaenses que, às 19h, batessem palmas para homenagear a cidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, não houve celebração de forma presencial.

Em anos anteriores, para marcar o 7 de setembro, o Executivo organizava um desfile no centro de Maringá. Escolas, forças de segurança e atiradores do Tiro de Guerra participavam.

CBN Maringá