CORONAVÍRUS

Paraná está na 13ª posição de ranking que avalia transparência no combate à Covid-19

A escala de avaliação do ranking de transparência no combate à Covid-19 vai de 0 a 100, e o Paraná acumulou 89 pontos

Paraná está na 13ª posição de ranking que avalia transparência no combate à Covid-19
Dos estados da região Sul, apenas Rio Grande do Sul ficou na frente dos paranaenses, na 9ª posição, com 96 pontos. - Foto: Divulgação/Guilherme Wille

O estado do Paraná aparece na 13ª posição de um ranking que avalia a transparência dos governos no combate à Covid-19. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º) pela Transparência Internacional.

“Avaliamos como os portais de transparência dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do governo federal trazem informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social”, explica o portal sobre a avaliação. 

A escala de avaliação do ranking de transparência no combate à Covid-19 vai de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que se aproximam da nota máxima. O Paraná acumulou 89 pontos, ficando na 13ª posição, com nível de gestão classificado como ‘ótimo’.

Dos estados da região Sul, apenas Rio Grande do Sul ficou na frente dos paranaenses, na 9ª posição, com 96 pontos. O período de coleta dos dados do 4º ranking foi coletado entre os dias 24 e 31 de agosto.

Na última posição, entre os 26 Estados e o Distrito Federal ficou o Acre, com 38 pontos, com gestão avaliada em ‘ruim’. Já a transparência do governo federal ficou avaliada como ‘bom’, com 71 pontos. “Ante a cobrança da sociedade, o governo promoveu melhorias em seu portal e conseguiu oferecer maior transparência a suas ações no enfrentamento da pandemia”, explicou a organização não-governamental.

A Transparência Internacional também realiza um ranking que avalia a transparência no combate à Covid-19 nas Capitais. De acordo com os dados divulgados, Curitiba ficou na 19ª posição, com 83 pontos e nível de gestão avaliado como ‘ótimo’. Florianópolis, em Santa Catarina, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ficaram na frente da Capital paranaense com 89 e 94 pontos, respectivamente.

Nesta última avaliação, a organização não-governamental adotou critérios mais rígidos, além de acompanhar programas de estímulo econômico e medidas de proteção social. Apesar disso, o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba melhoraram a pontuação em relação à pesquisa anterior, divulgada em julho.

O Estado passou de 87,3 pontos para 89, subindo uma posição. Já a administração municipal, saiu de 82,2 pontos para 83, caindo duas posições.

Paraná Portal