SAÚDE

Paraná recebe 100 mil remédios para intubação de pacientes com Covid-19

Ainda não houve nenhum hospital do Paraná que tenha ficado com estoques zerados dos relaxantes neuromusculares para intubação

Paraná recebe 100 mil remédios para intubação de pacientes com Covid-19
Vale lembrar que o Governo do Paraná emitiu na última semana decreto que suspende a realização de cirurgias eletivas ambulatoriais e hospitalares em todos os hospitais do Estado. - Foto: Américo Antonio/SESA

O Paraná recebeu nesta terça-feira (4) uma carga com cerca de 100 mil ampolas de relaxantes neuromusculares para a intubação de pacientes com Covid-19. Os remédios haviam sido prometidos pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em encontro com o governador do Paraná, Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu, há duas semanas.

Na ocasião, Pazuello mencionou que poderia enviar a remessa em até um dia com o auxílio do Exército Brasileiro. “Este quantitativo de medicamentos vai auxiliar os 54 hospitais do plano de atendimento exclusivo à Covid-19, no processo de intubação e manutenção de pacientes. Mas continuamos vigilantes neste assunto, fazendo o uso racional e necessário do insumo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Governo do Paraná já havia feito uma compra no valor de R$ 1,5 milhão desse tipo de medicamento, sendo que parte da remessa já está no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

“O Governo Federal se comprometeu ainda com o envio de novos insumos nos próximos dias, e graças a essa força-tarefa do Governo do Estado e Ministério da Saúde, poderemos garantir medicamentos para ao menos duas semanas, nos hospitais que fazem parte do plano”, apontou o assessor especial do gabinete da Secretaria, César Neves.

Vale lembrar que o Governo do Paraná emitiu na última semana decreto que suspende a realização de cirurgias eletivas ambulatoriais e hospitalares em todos os hospitais do Estado.

Segundo Neves, ainda não houve nenhum hospital do Paraná que tenha ficado com estoques zerados dos relaxantes neuromusculares para intubação. “Possuímos um painel de monitoramento destas unidades para definir semanalmente a quantidade de medicamentos a ser enviada a estas unidades, contingenciando os estoques e garantindo que todos possam ser atendidos de maneira justa”, finalizou o assessor.

Paraná Portal