SAÚDE

Saiba qual unidade de saúde procurar para cada tipo de atendimento médico em Maringá

Serviços médicos não essenciais devem ser evitados, como forma de não se expor ao oportunismo vírus num momento em que todos os cuidados devem ser adotados

Saiba qual unidade de saúde procurar para cada tipo de atendimento médico em Maringá
Permanecem as recomendações de uso máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social como recursos fundamentais de prevenção. - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, mudou a estratégia de atendimento na rede pública de saúde para reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus. Serviços médicos não essenciais devem ser evitados, como forma de não se expor ao oportunismo vírus num momento em que todos os cuidados devem ser adotados. Permanecem as recomendações de uso máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social como recursos fundamentais de prevenção.

UPA ZONA NORTE 24H - Unidade exclusiva para pacientes que apresentem sintomas respiratórios agudos e com forte suspeita de terem contraído o coronavírus, com sintomas como: febre alta, tosse seca e falta de ar. Endereço: rua Ana Neri, 1073 - Jardim Alvorada. 

UPA ZONA SUL / HOSPITAL MUNICIPAL - Não realizam atendimento de portas abertas. As unidades estão reservadas para internamento de pacientes. 

3 NOVAS UPAS 24H - As UBSs Pinheiros, Zona Sul e Quebec são Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Devem ser buscadas em situações de urgência e emergência clínica ou cirúrgica como: dor de cabeça, diarreia, vômito, dores no peito e dores musculares. 

UBSs - Atendem de segunda a sexta (com exceção das que se tornaram upas). São 28 unidades que devem ser buscadas para serviços como: vacina, curativo, atendimento de pediatra, consulta (médico da família e comunidade), retirada de medicamentos de uso contínuo e emergência odontológica. Veja a lista de telefones e endereços neste link

PAC 24H - O Pronto Atendimento à Criança (PAC) é exclusivo para atendimentos de urgência e emergência de crianças, em situações que não possam ser atendidas nas UBSs. Endereço: avenida Sophia Rasgulaeff nº 1053. 

UNIDADES DE URGÊNCIA ODONTOLÓGICA 
- UBSs Cidade Alta, Guaiapó/Requião, Ney Braga - segunda a sexta, das 7 às 19 horas. 
- UBSs Iguatemi e Floriano - segunda a sexta, das 7 às 16 horas 
- UBS Zona Sul - segunda a sexta, das 7 às 17 horas e sábados, domingos e feridados, das 7 às 19 horas. 

SERVIÇO ONDONTOLÓGICO ESPECIALIZADO
- UBS Alvorada III - pacientes especiais 
- UBS Operária - destística 
- UBS Tuiuti - endodontia 
- UBS Universo - diagnóstico de lesões 
- UBS Zona 7 - periodontia 

UNIDADES DE SAÚDE MENTAL
- CAPS III e Emergência Psiquiátrica - 24 horas 
- CAPS AD - 7 às 19 horas 
- CAPS INFANTO JUVENIL - 7 às 19 horas 
- CAPS II - 7 às 18 horas 

CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA – Das 7 às 18 horas mediante encaminhamento do médico 
- UBS Tuiuti 
- UBS Olímpico 

PA/PS – IST, HIV, AIDS e hepatites virais das 7 às 18 horas na UBS Zona Sul 

Prefeitura de Maringá