PREVENÇÃO

Ação em Maringá conscientiza caminhoneiros sobre prevenção ao Covid-19

O grupo vai atuar junto aos caminhoneiros no Posto da Cocamar, localizado na PR-317, KM 2, no  Parque Industrial Bandeirantes, das 8 às 17 horas

Ação em Maringá conscientiza caminhoneiros sobre prevenção ao Covid-19
Entre os serviços, estão testes rápidos de Covid-19 e vacinação contra a gripe e o sarampo. - Foto: Divulgação

Alunos da graduação e bolsistas que participam do Projeto de Combate ao Coronavírus, coordenado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), vão realizar um evento de esclarecimento junto a caminhoneiros, na próxima sexta-feira (26) e no sábado (27).

A ação é uma iniciativa conjunta da Universidade, da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), por meio da 15ª Regional de Saúde de Maringá, da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, da Polícia Rodoviária Militar e da Rede de Postos Ipiranga.

Os bolsista que atuarão no evento fazem parte de um projeto da UEM, promovido pela Sesa e pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com bolsas financiadas pela Fundação Araucária.

O grupo que participará da ação faz parte da equipe que atua em Maringá e nas divisas do Paraná, em Diamante do Norte e Santo Inácio (cerca de 20 bolsistas), onde realizam ações voltadas ao monitoramento de entrada e saída de pessoas do Estado, visando à prevenção, cuidado e o combate ao coronavírus.

Segundo o professor do Departamento de Ciências Básicas da Saúde, Quirino Alves de Lima Neto, coordenador adjunto do projeto da Covid-19, na UEM, a ideia é levar informação e serviços aos caminhoneiros. “Haverá medição de temperatura, glicemia e pressão arterial, distribuição de kits com máscara e álcool em gel, e orientação quanto à prevenção do coronavírus”, explica o professor.

A professora do Departamento de Enfermagem da UEM e coordenadora do Projeto da Universidade, Viviani Camboin Meireles, acrescentou que serão realizados, também, “testes rápidos para a Covid-19, em indivíduos apresentando os sintomas e os caminhoneiros poderão ser imunizados com vacinas contra a gripe e o sarampo”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora Sant’ Ana, que encabeça o Projeto, disse que “esta é mais uma ação que a UEM desenvolve com a comunidade neste período de pandemia. São centenas de atividades desenvolvidas, não só na área da saúde, que estão ajudando as pessoas no enfrentamento da Covid-19”.

A enfermeira Greicy Cezar do Amaral, responsável pela ação na 15ª Regional de Saúde, disse que “vai ser um lindo trabalho em prol dos caminhoneiros e motoristas profissionais valorosos, que não pararam em tempo de pandemia da Covid-19. Inclusive, tivemos um óbito de caminhoneiro pela doença, aqui na região de Maringá. Sem contar que este é um exemplo de trabalho conjunto entre serviços de saúde e a universidade em prol da população”.

O grupo vai atuar junto aos caminhoneiros no Posto da Cocamar, localizado na PR-317, KM 2, no  Parque Industrial Bandeirantes, das 8 às 17 horas.

Universidade Estadual de Maringá