TURISMO

Atrações turísticas começam a reabrir no Brasil e no mundo

Os primeiros destinos a tomar essa atitude no Brasil foram na Serra Gaúcha, fortemente dependentes do turismo.

Atrações turísticas começam a reabrir no Brasil e no mundo
O mundo do turismo está lentamente retornando às suas atividades em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. - Foto: José Fernando Ogura

O mundo do turismo está lentamente retornando às suas atividades em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Algumas cidades já estão autorizando a reabertura de hotéis, restaurantes e atrações turísticas – adotando as devidas precauções sanitárias. 

Os primeiros destinos a tomar essa atitude foram na Serra Gaúcha, fortemente dependentes do turismo. Em Gramado, hotéis, museus e parques turísticos foram reabertos desde o dia 6 de maio, assim como algumas atrações de Canela, cidade vizinha. Pontos turísticos como o Parque do Caracol, Alpen Park, Mini Mundo e GramadoZoo já estão operando – com até 50% da sua capacidade e horário de funcionamento reduzidos. Outras atrações, como o Snowland e Aldeia do Papai Noel, estão previstas para reabrir no dia 5 de junho. O uso de máscara é obrigatório, tanto por visitantes quanto por funcionários. 

Outra destino popular entre os viajantes também anunciou recentemente o seu plano de retomada do turismo: Foz do Iguaçu. Desde o dia 11 de maio, um decreto da prefeitura autorizou a abertura de hotéis, bares e restaurantes, depois de 50 dias sem atividades. No setor hoteleiro, porém, só voltaram a operar hotéis com público corporativo, em viagens a trabalho – hotéis de lazer e resorts só serão permitidos a partir de 10 de junho – e com capacidade limitada. 

O 10 de junho também é a data que várias atrações da cidade estão previstas para reabrir, entre elas o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as famosas Cataratas, a usina Itaipu, o Marco das 3 Fronteiras (apenas do lado brasileiro) e o Parque das Aves. Tais pontos turísticos funcionarão com 30% de capacidade e o uso de máscara é obrigatório, assim como em bares e restaurantes. Distanciamento de dois metros, limpeza constante e disponibilização de álcool em gel são algumas das medidas sanitárias adotadas. 

E no exterior? – Vários países, principalmente da Europa, começaram a afrouxar suas medidas de confinamento e reabrir atrações diante da queda do número de casos de coronavírus. O desconfinamento é feito em fases e, primeiro, muitos governos estão retirando as restrições de viagem dentro do país antes das internacionais, como é o caso da Espanha. 

Uma alternativa para o turismo internacional é a formação de “bolhas de viagem”, em que a circulação de turistas é feita dentro de um número restrito de países. Lituânia, Letônia e Estônia, por exemplo, já estabeleceram a sua bolha, e seus cidadãos já podem se deslocar entre os três países. 

A tendência é que os governos estabeleçam, primeiramente, bolhas entre nações da União Europeia e no mesmo “nível” da pandemia – como fizeram Alemanha, França, Suíça e Áustria ao reabrir parte de suas fronteiras para circulação – para depois receberem turistas de outros lugares do mundo. 

Na Itália, duramente atingida pelo coronavírus, a vida está aos poucos voltando, com a reabertura de hotéis, sítios históricos, lojas, restaurantes e cafés. Neste mês, os museus do país foram autorizados a funcionar e, no Vaticano, os Musei Vaticani e a Basílica de São Pedro já começaram a receber visitantes. A tendência é que as máscaras sejam obrigatórias, os ingressos sejam adquiridos online e os estabelecimentos funcionem com capacidade limitada – e até mais tarde, para incentivar que os italianos frequentem após o trabalho. As praias italianas também poderão ser desfrutadas neste verão, mas com um esquema de hora marcada. 

Em Portugal, o acesso às praias é permitido diante de uma série de regras. O país começou a reabrir museus, restaurantes e cafés – todos com 50% de capacidade. Em Sintra, nos arredores de Lisboa, atrações como o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional e o Chalet da Condessa d’Edla já podem ser visitadas. 

Vizinho, a Espanha estabeleceu quatro de fases de desconfinamento. No momento, hotéis, restaurantes, museus e centros culturais (como o Museu Picasso de Barcelona ou o Prado, em Madri) já estão funcionando, com um terço da sua capacidade. No fim deste mês, viagens dentro de uma mesma província serão liberadas e o governo anunciou que a previsão de abertura para turistas estrangeiros será em 1 de julho. 

A Grécia, que recentemente anunciou que começará a receber turistas estrangeiros a partir de 15 de junho, liberou o acesso às praias e sítios arqueológicos, como a Acrópole de Atenas. Shoppings já estão funcionando e restaurantes devem abrir até o final de maio. 

Por outro lado, a China – que reduziu significativamente o número de novos casos de Covid-19 – reabriu diversas atrações turísticas, como parte da Muralha da China e o complexo Disney de Xangai, o primeiro parque temático da empresa no mundo a retomar suas atividades. 

Já os parques americanos da Disney continuam fechados por tempo indeterminado. O único empreendimento da marca a reabrir nos Estados Unidos, país que recentemente baniu a entrada de brasileiros, é o centro de entretenimento Disney Springs, em Orlando. Além disso, a Universal já reabriu este mês o City Walk e anunciou que o parque Universal Studios receberá visitantes a partir de 5 de junho. Em Las Vegas, grandes cassinos como o MGM e o Bellagio planejam abertura para o dia 1 de junho. 

Viagem e Turismo Abril