UEM

Lepac recebe adaptação física em meio à pandemia da Covid-19

Lepac recebe adaptação física em meio à pandemia da Covid-19
Professores e alunos da UEM desenvolveram alternativas para evitar contato com maçanetas e interruptores. - Foto: Divulgação UEM
Com o objetivo de oferecer maior segurança aos profissionais e alunos do Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas (Lepac) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Departamento de Engenharia Mecânica (Dem), juntamente com o Departamento de Engenharia de Produção (Dep) produziram dispositivos e ganchos individuais para garantir maior segurança aos profissionais e alunos do laboratório, que estarão envolvidos com os exames da Covid-19.

Segundo Gislaine Camila Leal (Dep) e Wagner André dos Santos Conceição (Dem), o gancho individual para abrir portas é um objeto muito fácil de manipular e vai ajudar na proteção e não disseminação do coronavírus. “O dispositivo é basicamente uma peça desenvolvida para abrir portas e/ou apertar botões sem que seja preciso tocá-los. O gancho foi feito em impressora 3D utilizando como material o polímero ABS, que possui uma forte resistência mecânica, pode ser exposto ao sol e suporta altas temperaturas” explicam.

Fabricação do gancho em impressora 3D – “Antes de serem feitos os ganchos e os dispositivos, nós realizamos uma consulta da necessidade de alternativas para evitar o contato manual com objetos altamente infectantes e parece que serão bem aceitos pelos profissionais que trabalham em áreas de mais risco” justifica Dennis Bertolini, coordenador do Lepac.

O aluno do curso de mestrado em Engenharia Mecânica, Dário Machado Júnior, explica que, junto com o professor Wagner André dos Santos Conceição, também desenvolveram um adaptador para maçanetas circulares, que só seriam possíveis de abrir com as mãos. O adaptador permite a abertura das portas com o cotovelo.

Para ambas peças foram desenvolvidos, por Nathalia Wisniewski Siqueira, aluna de Mestrado em Engenharia Mecânica, um manual para mostrar como os instrumentos funcionam. Esse material explicativo será colocado nas portas e locais onde as pessoas utilizarão esses equipamentos.

Universidade Estadual de Maringá