SAÚDE

No Brasil há três casos suspeitos de coronavírus, sendo um no Paraná

No Brasil há três casos suspeitos de coronavírus, sendo um no Paraná
Medidas de prevenção e cuidados foram adotadas pelo SUS em todas as suas unidades. - Foto: Tyrone Siu/Agência Brasil
De acordo com o portal Agência Brasil, o Ministério da Saúde do Paraná afirmou que o Brasil tem três casos de suspeita de coronavírus. Além de uma estudante de 22 anos, que está internada em Belo Horizonte, mais duas pessoas têm suspeitas de portar o vírus. Uma delas está em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e outra em Curitiba, capital do Paraná. Os pacientes apresentam febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório; além de terem viajado para a China.

“Nós desaconselhamos e não proibimos as viagens para a China. Não se sabe, ainda, qual é a característica desse vírus que é novo; sabemos que ele tem alta letalidade. Não é recomendável que a pessoa se exponha a uma situação dessas e depois retorne ao Brasil e exponha mais pessoas. Recomendamos que, não sendo necessário, que não se faça viagens, até que o quadro todo esteja bem definido”, disse o ministro Luiz Henrique Mandetta durante entrevista à imprensa.

Os dados do Ministério da Saúde apontam que no período de 3 a 27 de janeiro, foram analisados 7.063 suspeitas de pessoas com coronavírus no Brasil. Desses, 127 exigiram a verificação mais detalhada e apenas o caso da estudante em Belo Horizonte havia sido enquadrado como suspeita.

PREVENÇÃO – O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-nCoV) em trabalho conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) têm monitorado a situação diária da infestação do Coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019.

O COE é acionado para solucionar situações de crises, seja por desastres naturais, tecnológicos ou possíveis epidemias. Ele reúne profissionais especializados de diversas áreas ou setores que têm competência para desenvolver ações de emergência. Os técnicos envolvidos nesse centro de operações analisam todos os dados e informações, que ajudam os gestores de saúde e técnicos nas tomadas de decisão. Ou seja, definem estratégias e planos de ações adequados para enfrentar a emergência em saúde pública.

Para prevenir possíveis contaminações do vírus, é orientado sempre lavar as mãos com sabão e água ou álcool em gel antes de consumir qualquer alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar contatos próximos com pessoas que apresentem sintomas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Boletim Epidemiológico foi atualizado com orientações em todas as áreas de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), deixando clara a definição e atuação diante de casos suspeitos, prováveis, confirmados e descartados.

Agência Brasil/Ministério da Saúde