SAÚDE

Projeto de combate à obesidade atende mais de 500 pessoas em 2019

Projeto de combate à obesidade atende mais de 500 pessoas em 2019
Desenvolvido por acadêmicos e docentes da UniCesumar, o LIIPS oferece ações que vão desde tratamentos sequenciais a atendimentos de prevenção. - Foto: Divulgação
Uma das iniciativas da UniCesumar é resultado dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS), que realiza atendimentos gratuitos em prol do combate da obesidade. O projeto encerrou o ano de 2019 em alta: ao todo, mais de 500 pessoas foram impactadas por ações que vão desde tratamentos sequenciais a atendimentos de prevenção.

Os tratamentos sequenciais, que são o carro-chefe do projeto, ocorreram ao longo de 24 semanas. Nesse período, 25 crianças, 35 adolescentes, 150 adultos e 65 idosos passaram por intervenções multiprofissionais, desenvolvidas por especialistas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia.

De acordo com o coordenador do projeto, Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, as atividades desenvolvidas no LIIPS possibilitaram que as pessoas melhorassem a qualidade de vida. “Com as ações, os pacientes apresentaram redução do índice de massa corporal, da massa gorda, do percentual de gordura corporal, dos triglicerídeos, do colesterol total e colesterol LDL, que é considerado como um colesterol ruim. Além disso, eles aumentaram a massa musculoesquelética, o colesterol HDL [colesterol bom] e melhoram a saúde nutricional e mental”, explicou.

Desenvolvido pela Instituição, o LIIPS é fomentado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) por meio do programa “Universidade sem Fronteiras”, buscando atender a comunidade em situação de vulnerabilidade. Com isso, o objetivo é reestabelecer as condições de saúde e reduzir os gastos públicos com o tratamento das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT's), tal qual a obesidade.

UniCesumar