SAÚDE

Com dois casos em Maringá, Secretaria confirma 231 casos de sarampo no Paraná

Com dois casos em Maringá, Secretaria confirma 231 casos de sarampo no Paraná
O estado possui aproximadamente 707 notificações de sarampo, sendo 337 em investigação. Procura pela vacina em Maringá segue média. - Foto: Divulgação
O Boletim Epidemiológico do Sarampo divulgou nesta quinta-feira (24) pela Secretaria de Estado da Saúde, 231 casos confirmados da doença no Estado, 74 a mais que na semana anterior. São 707 notificações para o sarampo, com 139 casos já descartados e 337 em investigação. O balanço refere-se ao período de 1º de agosto até essa quarta (23).

“É uma situação de alerta e intensificamos a importância da vacina, pois o sarampo pode ser evitado com a imunização. A vacina tríplice viral é altamente eficaz e segura, protege todas as faixas etárias e está disponível em todas as unidades de saúde. Reforçamos que vacinar é um ato de prevenção, proteção e que salva vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Transmissão – Dos 231 casos confirmados no Estado, 27 apresentam como a provável fonte de infecção o estado de São Paulo. Outros quatro casos indicam que, possivelmente, a contaminação ocorreu em Santa Catarina; 25 apontam cadeias de transmissão distintas, em festas e estabelecimentos comerciais de grande aglomeração, e 175 casos não mostram vínculo definido.

A maioria dos casos estão localizados na região metropolitana de Curitiba, somando 223 casos. No interior do estado, os municípios que registram casos confirmados são Ponta Grossa, com 1 caso, Londrina com 3 casos, Rolândia com 1, e Jacarézinho também com 1. Maringá segue com apenas 2 casos confirmados.

Dia D contra o Sarampo - Maringá, neste sábado (19) realizou o Dia D contra o Sarampo, uma iniciativa do Ministério da Saúde aplicada no país inteiro. Aproximadamente 59 doses foram aplicadas durante o dia em 6 postos de saúde abertos durante todo o dia. A procura pela imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade continua média e se encerra nesta sexta-feira (25). A meta de vacinação é atingir 19.198 crianças (95% da cobertura vacinal) vai até o final do ano.

O sarampo é transmitido por secreções respiratórias, e é altamente contagioso. Se um doente espirra ou tosse, o vírus permanece vivo no ar por cerca de duas horas. Um doente pode infectar mais de 12 pessoas.

Agência Estadual de Notícias