CLIMA

Em Maringá, 2019 é o ano mais quente e o segundo mais seco dos últimos 43 anos

Em Maringá, 2019 é o ano mais quente e o segundo mais seco dos últimos 43 anos
O levantamento é realizado pela Estação Climatológica da UEM. - Foto: Divulgação/PMM
Segundo dados da Estação Climatológica da UEM, divulgados pela CBN Maringá, 2019 é o ano mais quente e segundo mais seco desde o início do monitoramento, em 1976. Os dias campeões em temperatura até o momento são 30 de janeiro e 17 de setembro, atingindo 37,1°C. Setembro também possui o outro extremo, dia mais frio do ano, com temperatura de 2,8ºC no dia 6. Em questão de umidade do ar, Maringá fica atrás apenas de 1978.

Do início do ano até o momento o índice de chuva está abaixo da média em todos os meses, exceção apenas de março. O mês registrado com maior índice de chuva na cidade foi janeiro, com 201,4 milímetros de chuva, ainda abaixo do esperado de 215 milímetros.

Em entrevista concedida à CBN, o coordenador da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Zandonadi, explicou que o motivo dessas temperaturas e falta de chuva se dá pelo Oceano Atlântico estar com temperaturas frias, criando um bloqueio atmosférico e proporcionando um ar mais quente e seco que impossibilita precipitações de grande volume.

A falta de chuva ainda evita o surgimento de nuvens, causando uma consequência direta dos raios solares atingirem a terra com mais intensidade, deixando o ambiente mais árido.

A última chuva registrada em Maringá foi nesta noite de sexta-feira (20), uma tempestade com duração de aproximadamente 1 hora e meia que deixou diversas árvores caídas pela cidade. Apesar do volume da chuva a umidade do ar continua abaixo do recomendado, mas se mantém melhor que a semana anterior, passando de 50%, além de proporcionar temperaturas mais amenas durante esta semana.

Grupo Maringá de Comunicação