SAÚDE

Testes para hepatite C serão feitos de graça em Maringá

Testes para hepatite C serão feitos de graça em Maringá
Ação promovida pelo Rotary será no Parque do Ingá no próximo domingo, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Cerca de 328 milhões de pessoas no mundo inteiro estão contaminadas com os vírus das hepatites B e C, representando a maior epidemia da humanidade atualmente. Silenciosa e extremamente perigosa, a hepatite C geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. Quando os sintomas aparecem, a doença já encontra-se em estágio avançado, podendo evoluir para uma cirrose, insuficiência hepática e até câncer. Em estágios iniciais, no entanto, cerca de 90% dos casos de hepatite C são curáveis, daí a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no próximo domingo, dia 28 de julho, os Rotary Clubes de Maringá irão disponibilizar 600 kits de testagem rápida de hepatite C, para quem quiser descobrir se é portador da doença. A ação é gratuita e será montada em frente ao Parque do Ingá, das 9 às 12 horas, próximo às barracas de artesanato. Semelhante ao teste de diabetes, é necessário apenas uma gotinha de sangue para descobrir, na hora, se a pessoa tem o vírus.

"Nós apoiamos várias causas, entre elas a prevenção e tratamento de doenças. Trabalhamos muito pela erradicação da poliomielite no mundo, e agora que estamos próximos de conseguir isso, estamos abraçando também a campanha contra a hepatite C. Queremos ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de se fazer os exames e descobrir a doença precocemente", diz Giuseppe Zuliani Martin, responsável pela imagem pública dos Rotary Clubes de Maringá envolvidos na ação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus da hepatite C. A transmissão ocorre através de sangue, seja por transfusões, contato direto ou compartilhamento de seringas e outros materiais cortantes. No ato sexual, se existir contato com sangue devido a pequenos ferimentos em ambos os parceiros, o contágio é altamente provável.