SAÚDE

Secretaria alerta sobre vacinação contra febre amarela antes de viajar

Secretaria alerta sobre vacinação contra febre amarela antes de viajar
Aqueles que ainda não se vacinaram contra a febre amarela e vai aproveitar o feriado de Carnaval no litoral do estado ou região metropolitana de Curitiba, a Secretaria de Saúde de Maringá reforça a importância da vacinação contra a febre amarela. Pelo menos dez dias antes da viagem, a população deve se imunizar de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. O alerta foi emitido devido à confirmação de quatro casos no Paraná, porém, nenhum ocorrido no município. As doses da vacina estão disponíveis todos os dias em 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A recomendação é para pessoas com idade entre nove meses e 59 anos, mesmo que tenham recebido uma dose da vacina há anos. Pessoas com mais de 60 anos, gestantes, ou mulheres que estão no período de amamentação, devem buscar orientações médicas. “Vamos trabalhar em busca ativa de pessoas não vacinadas, alertando que não se trata de campanha realizada em um dia específico”, ressalta a coordenadora da Sala de Vacinas, Edlene Goes.

Os sintomas iniciais da doença são: febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. A secretaria orienta que o atendimento médico seja procurado aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários. Caso não seja possível resgatar as informações de anos anteriores da vacina, outra dose deve ser aplicada.

A morte de macacos, que serve como um indicador da circulação do vírus, já ocorreu em 34 municípios paranaenses, mas até o momento, a existência do vírus foi confirmado no município de Antonina.

Prefeitura de Maringá