SAÚDE

Colaboradores são incentivados a adotar hábitos saudáveis

Colaboradores são incentivados a adotar hábitos saudáveis
Um em cada quatro adultos no mundo é sedentário. É o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil a realidade não é diferente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62% dos brasileiros a partir dos 15 anos não faziam esportes em 2015. Diante desse cenário, é um alento o esforço e investimento de empresas em incentivar que os colaboradores adotem hábitos saudáveis.

Na Gomes Consultoria Contábil, como o trabalho dos colaboradores exige muito tempo sentado em frente ao computador, a empresa oferece ginástica laboral. Duas vezes por semana um fisioterapeuta vai ao escritório e realiza alongamentos para prevenir lesões por esforços repetitivos e melhorar a jornada de trabalho dos 65 funcionários. Não são todos que participam, mas o diretor do escritório, Rômulo Cortez Gomes Ferreira, conta que 80% dos funcionários aderiram.

A empresa também conta com um ambulatório, onde o fisioterapeuta faz massagens nos funcionários que se queixam de dores musculares. O atendimento é feito mediante agendamento com o setor de Recursos Humanos. “Também oferecemos nutrição e psicologia em empresas parceiras, quando há necessidade do atendimento em clínica para os funcionários e familiares”, explica Ferreira.

Outro benefício é o convênio com uma academia próxima ao escritório, possibilitando a atividade física no horário de almoço e depois do expediente. O funcionário paga metade da mensalidade, e o restante é de responsabilidade da empresa. O colaborador pode escolher qualquer atividade oferecida pela academia, como musculação, funcional, natação e hidroginástica. São 20 trabalhadores que aderiram. “É um benefício para o escritório e para o funcionário, porque a atividade física melhora o rendimento de trabalho, diminui as faltas por atestado e, consequentemente, gera menos idas ao médico”, considera Ferreira.

Clube de corrida

No Prever os funcionários são, literalmente, incentivados a correr. A ideia de criar o grupo veio no ano passado. “Alguns colaboradores praticavam corrida e por iniciativa deles montamos o grupo para a prova Vanderlei Cordeiro de Lima, em Maringá, já que essa competição, por ser de revezamento, não exige tanto esforço daqueles que não praticam o esporte”, conta a contadora Gislaine Bueno. Cerca de 85% dos colaboradores eram sedentários.

O grupo que iniciou em Maringá foi estendido para todas as filiais do Paraná e envolve 150 pessoas. Hoje o Prever custeia as inscrições de prova em todo o Paraná e fica responsável pelo transporte dos funcionários quando a competição ocorre em outra cidade. “É muito difícil sair do sedentarismo, mas o incentivo da empresa foi fundamental para mudar isso”, acredita Gislaine. Esse resultado pode ser visto nos avanços coletivos nas competições: muitos colaboradores passaram a disputar provas mais longas e há até quem corra meia-maratona.

A melhora da qualidade de vida não é o único benefício que o esporte tem gerado, mas a integração entre os setores, melhorando o relacionamento. “Fizemos um evento de integração dos colaboradores que participaram do grupo. A empresa premiou os que perderam peso e levaram a atividade física para a família”. No Prever o grupo já participou de dez competições.

Paralelo a isso, a empresa tem melhoras de absenteísmo, redução de faltas e atestados, tornando o colaborador mais engajado. Para aqueles que não gostam de correr, o Prever contratou um educador físico para oferecer treinamento funcional duas vezes por semana. São entre 20 e 30 colaboradores que participam das aulas.

Atividade física e alimentação saudável

Estratégias desenvolvidas pela Unimed Maringá tem contribuído com a qualidade de vida. O Espaço Viver Bem, da cooperativa, é um exemplo. Destinado a clientes e funcionários, o espaço oferece atividades físicas de acordo com a idade e perfil (obesos, hipertensos, diabéticos, terceira idade), tudo com acompanhamento de educadores físicos.

Neste ano a empresa levou para a sede o treinamento funcional, facilitando o acesso da atividade durante o almoço. Depois dos treinos, os colaboradores têm o vestiário recém-reformado para tomar banho e voltar à rotina de trabalho. A equipe também tem acesso à ginástica laboral, que acontece duas vezes na semana em cada setor. “Temos ainda momentos de relaxamento. A cada 15 dias temos minutos de massagem que um colaborador faz no outro, é bem bacana”, conta a supervisora de Gestão e de Pessoas, Eveline de Carvalho.

Para quem prefere atividades de alta intensidade, a empresa patrocina corridas com o clube ‘Energia Unimed’. Além de funcionários, o grupo é composto por cooperados e comunidade, que participam de competições em Maringá e região. Para auxiliar os competidores, a cooperativa médica disponibiliza um educador físico. “Essas atividades estão ligadas à característica da empresa, que é a saúde de forma integral e não apenas à saúde voltada ao consultório médico”, explica. Na Unimed o uso da bicicleta também é incentivado entre os colaboradores e clientes.

Outro foco é a alimentação saudável. Duas vezes por semana a cooperativa oferece fruta para o consumo imediato. “No ano que vem queremos oferecer fruta diariamente”, comenta a supervisora. Já a máquina do lanche, que fica no refeitório, oferece bolacha integral, lanche natural feito com pão sírio e outras opções saudáveis.

De olho na alimentação balanceada, até o cardápio do coffee break oferecido durante os treinamentos internos foi reformulado. “Antes era servido pão de queijo e bolos com glaces. Hoje servimos torrada integral com geleia e cookie integral”.

Competição saudável

Para promover a integração entre colaboradores, estimulando a prática de hábitos saudáveis, a ACIM criou uma competição, a Acim+Saúde. São dois meses de disputa para acumular pontos. Neste ano 22 colaboradores estão participando da competição, conta a supervisora de Recursos Humanos, Amanda Sampaio Cardoso. “As atividades são direcionadas para serem feitas em casa, em família e no trabalho para promover a integração e incentivar que outras pessoas adotem hábitos saudáveis”, explica.

Cada atividade tem uma pontuação. Por exemplo, caminhada no almoço três vezes na semana vale um ponto. Já quem atinge a meta nutricional ganha 50 pontos. Para ajudar os participantes, a ACIM oferece atendimento nutricional no início e final da disputa, com orientações de hábitos alimentares saudáveis. “O projeto gera pessoas mais motivadas, com mais energia e que interagem com outros setores. É possível notar diminuição de atestados médicos entre aqueles que participam da ação. E quando apresentam o atestado é por consulta com nutricionista ou endocrinologista”, comenta. A entrega da premiação acontece na confraternização de final de ano.

ACIM