SAÚDE

Vacinação contra HPV segue disponível nos postos de saúde e na sala de vacina

Vacinação contra HPV segue disponível nos postos de saúde e na sala de vacina
Após os pais e responsáveis se mobilizarem para levar crianças aos postos de saúde durante a campanha de imunização contra pólio e sarampo, agora o alerta vai para os adolescentes se protegerem contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV). Podem receber a vacina meninas com idade entre 9 e 14 anos e 11 meses e meninos de 11 a 15 anos incompletos. As doses são disponíveis permanentemente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sala de vacina da Secretaria de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais a olho nu. A doença é sexualmente transmissível e pode levar a diferentes espécies de câncer, como de colo de útero, pênis, vagina, anal, entre outros. A proteção só é completa quando o adolescente recebe a segunda dose da vacina, disponibilizada seis meses após a aplicação da primeira.

O vírus é o principal causador de câncer de colo de útero, sento a terceira maior causa de morte de câncer em mulheres. “Quanto mais precocemente a pessoa vacinar, mais proteção ela desenvolve e o resultado disso será visto lá na frente”, reforça a coordenadora imunobiológica da Secretaria de Saúde, Edlene Loureiro Góis.

Pacientes de 9 a 26 anos que fizeram transplantes de órgãos ou estão em tratamento de câncer ou apresentam diagnóstico positivo do HIV/Aids também têm direito à vacina. É necessário ter prescrição médica e tomar três doses. Depois de dois meses após a primeira dose, o paciente toma a segunda. Na sequência, espera quatro meses para tomar a última.

Para receber a dose é preciso ter em mãos a carteirinha de vacina e os documentos pessoais. De acordo com a Secretaria de Saúde, caso a criança, adolescente e o adulto que pode tomar a vacina já tiver o diagnóstico da doença, ainda assim poderá se vacinar, pois a aplicação protege contra quatro vírus.

BALANÇO

Neste ano, de janeiro a setembro 3.842 adolescentes receberam a primeira dose e 3.855 completaram o esquema vacinal contra o HPV. No ano passado, foram 7.448 aplicações da primeira dose e 4.099 da segunda. Os números não representam os adolescentes que receberam as duas doses no mesmo ano, por causa do intervalo de seis meses.