NATAL

Maringá Encantada′ estimula economia com geração de emprego e renda

Maringá Encantada′ estimula economia com geração de emprego e renda
Enquanto a decoração do Natal de 2017 era retirada em diversos pontos da cidade em janeiro, a Prefeitura de Maringá realizava as primeiras reuniões que dariam forma ao projeto ′Maringá EnCantada 2018: Um Natal de Luz e Emoção′. A antecipação dos preparativos se justifica: a edição deste ano do projeto será mais grandiosa e inovadora para alcançar diversos objetivos, como o estímulo à economia, com a geração de emprego. Ano passado, a decoração natalina incrementou a arrecadação em pelo menos 10 milhões. A abertura do Natal, dia 15 de novembro, será marcada por show do cantor Renato Teixeira.

O impacto da decoração natalina nas atividades econômicas é notório, como demonstra a arrecadação mais robusta de tributos, consequência de aumento nas vendas. “É um círculo, positivo, do comércio crescendo e dos serviços gerando emprego e renda. Isso é muito importante para a nossa cidade", avalia o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Michel Felippe. A opinião é compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região, Ali Saadeddine Wardani. “A temporada natalina de 2017 foi surpreendente para o setor”, disse.

Estudo realizado pela Acim sobre as vendas no período natalino de 2017, com 101 empresas, apontou que 65% venderam até 30% a mais em relação ao ano anterior. Para 95% dos entrevistados, a decoração natalina foi atrativa para o turismo e 91% acreditam no estímulo dos eventos culturais para o turismo. Para 64% dos entrevistados, o projeto de decoração natalina contribuiu para incrementar as vendas. “Esse é um dos muitos aspectos positivos da iniciativa, que marca o Natal num ambiente de celebração e incremento às atividades econômicas”, afirma o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Fransciso Favoto.

A diretora do Convention & Visitors Bureau de Maringá, Yara Schorstein, explica que, além do atrativo de compras, as expectativas sobre a programação do Natal também são compartilhadas pela rede hoteleira e outros segmentos turísticos. "O Natal é um projeto muito importante para Maringá e região. Devido ao sucesso de 2017 e as atrações já confirmadas para este ano, esperamos um impacto positivo na economia", afirma. Para a vice-presidente da Rede de Turismo Regional (Retur), Wanda Pille, a programação do Natal 2018 destacará Maringá "nos quatro cantos do Brasil".

Outro setor beneficiado pelo projeto natalino, com ênfase no aspecto turístico, é o de bares e restaurantes. De acordo com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Noroeste do Paraná (Abrasel), a decoração natalina encanta o público visitante e atrai consumidores para os estabelecimentos. A expectativa do setor é de um aumento nas vendas de 20%. “Moradores de cidades vizinhas e turistas de outros estados visitam a cidade, o que motiva um aumento significativo nas vendas”, avalia a presidente da Abrasel, Deborah Kremmer.