ESPORTE

Atletas maringaenses são prata e bronze em competição nacional

Atletas maringaenses são prata e bronze em competição nacional
Os paratletas maringaenses Ricardo Alexandre de Souza e Edvan Dias de Souza conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze nas disputas da primeira fase nacional de Atletismo do Circuito Loterias Caixa/Brasil de Atletismo, realizada no último final de semana no CT Paralímpico, em São Paulo.

Ricardo Alexandre conquistou duas medalhas de prata nas provas de 100 e 200 metros RR3 da modalidade Petra, que é disputada com a utilização de uma bicicleta adaptada para atletas com paralisia cerebral. Edvan de Souza ganhou o bronze, também na prova de 200 metros RR3.

Além dos dois atletas premiados, a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) - que conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp) - também esteve representada pelo paratleta Carlos Eduardo Rossi.

Bicicleta adaptada

O “Race Running” foi criado na Dinamarca em 1992 para servir de mais uma opção para atletas com paralisia cerebral. De acordo com a gravidade, os atletas são classificados entre RR1, RR2 e RR3, sendo a RR3 a categoria de menor intensidade.

Parecido com uma bicicleta, o equipamento conta com um suporte para o tronco, assento, guidão e três rodas. Os atletas não usam pedal, mas os seus próprios pés para correr ou caminhar.

Conhecido no Brasil como Petra, o nome do esporte presta homenagem ao mascote homônimo das Paralimpíadas de Barcelona de 1992, onde os competidores da modalidade apresentaram boa performance.

“A Petra é uma das modalidades mais recentes do Atletismo e é praticada no Brasil desde 2009, por iniciativa da Associação Nacional de Desporto para Deficientes [ANDE], que organiza as competições nacionais e regionais”, diz o coordenador de Esporte Paralímpico da Sesp, Silvio Podadeiro.

No mês passado, o paratleta Ricardo Alexandre já havia conquistado uma medalha de prata na prova de Petra nos Jogos Paralímpicos Universitários Brasileiros, também disputados na capital paulista.