TRÂNSITO

Acidente de trânsito recuam 37% entre março e abril

Acidente de trânsito recuam 37% entre março e abril
Entre março e abril, o número de acidentes de trânsito em Maringá recuou 37%, segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). No período, o total de acidentes encolheu de 588 em março para 374 em abril. Operação de radares, reforço de sinalização horizontal e vertical, blitze educativas, entre outras ações preventivas, ajudam a explicar redução no índice.

Para combater a violência no trânsito da terceira maior frota de veículos per capita do país, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) promove um trabalho preventivo que começa já na educação infantil e no ensino fundamental, com uma disciplina de educação no trânsito que já integra o currículo do contraturno escolar.

Palestras nas unidades de ensino valorizam o trabalho de agentes de trânsito. Ações bem humoradas, com as “zebras” em faixas de pedestres (ideia trazida de Bogotá-Colômbia), e com o “pardal” nas proximidades de radares, propagam a mensagem para um comportamento não agressivo no cotidiano dos condutores.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, lembra que a segurança do trânsito depende da convergência de três pilares: educação, engenharia e fiscalização de trânsito. “A falha de alguma dessas áreas compromete todo o sistema”, afirma. A fiscalização eletrônica proporciona sensação de monitoramento, o que contribui para uma mudança de comportamento do motorista.

Ação do município em parceria com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Instituto Médico Legal e Polícia Científica busca entender as causas de acidentes dos últimos meses. Dados sobre o perfil dos condutores, local, horário e demais informações definirão ações preventivas estratégicas. O estudo é uma das fases do “Projeto Vida no Trânsito” ao qual o município aderiu em 2017, baseado na vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito.