INCLUSÃO

Educação para jovens e adultos oportuniza aulas de informática

Educação para jovens e adultos oportuniza aulas de informática
A aposentada Clarice Eugênia Pimenta, 65 anos, começou a estudar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no meio do ano passado. Quando iniciou os estudos não contou para a família. Temia não ser apoiada. “Sempre fui louca pelos estudos, mas nunca tive oportunidade de entrar numa sala de aula”, relatou.

Clarice faz parte dos 481 alunos matriculados na Educação de Jovens e Alunos (EJA), distribuídos em 17 escolas municipais. Além da alfabetização, ela recebe aulas de informática uma vez na semana. “Eu gosto de todas as aulas, mas informática estou amando. Quando eu aprender a mexer no computador vou comprar um celular para jogar e me distrair”, conta Clarice. Ela recebeu o apoio da família quando contou que estava estudando.

Para aprimorar o ensino, a Secretaria de Educação (Seduc) ampliou a carga horária das aulas de informática. As aulas, inseridas no plano de ensino ano passado, são desenvolvidas toda semana. Antes eram duas aulas no mês.

A EJA é ofertada para alunos maiores de 15 anos de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas, das 13 às 16 horas. A noite as aulas são das 19 às 22 horas. Todos os alunos recebem material escolar, uniforme e merenda. A Educação de Jovens e Adultos tem o objetivo de oportunizar a conclusão do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano).

A Seduc também incluiu aulas de educação física, artes no plano de ensino e a participação dos alunos no Festival de Dança e na Mostra Cultural, promovido antes só para os alunos do ensino regular. “As aulas de Educação Física promovem a qualidade de vida, estimulando a aprendizagem. As disciplinas contribuem para alfabetização, inclusão e humanização aos alunos da EJA”, esclareceu a assessora Educacional da Seduc, Gisele Colombari.