SEGURANÇA

Patrulha Maria da penha já monitora cumprimento de medidas protetivas

Patrulha Maria da penha já monitora cumprimento de medidas protetivas
A Patrulha Maria da Penha já está em atividade. De responsabilidade da Guarda Municipal, a patrulha monitora mulheres vítimas de violência para garantir o cumprimento de medidas protetivas. O trabalho oferece acompanhamento preventivo com duas equipes e viatura exclusiva para as ações. Cerca de 60% do efeito da Guarda Municipal foi capacitado para atuar na patrulha.

“Vamos treinar o efetivo de acordo com a aumento da demanda, ampliando, quando necessário, o número de equipes envolvidas especificamente nesse trabalho”, explica o diretor da Guarda Municipal, Osmar Machado. Em julho, a GM recebeu veículo exclusivo para atuar na patrulha. Em agosto, guardas receberam treinamento especializado, junto com agentes de Sarandi.

A criação da Patrulha Maria da Penha está prevista no Plano Nacional de Segurança Pública, atribuindo a guarda municipal ou Polícia Militar o cumprimento da legislação, que estabelece o monitoramento para proteger mulheres que tenham recorrido a medidas restritivas contra agressores. Segundo o Ministério da Justiça, 12% dos homicídios derivam da violência contra a mulher.

As equipes que atuam na patrulha são formadas por seis guardas, divididos em duas equipes que monitoram no momento 10 mulheres com visitas diárias. Os relatórios gerados pelos agentes são encaminhados ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), que direciona para serviços de assistência social, psicológica ou jurídica, de acordo com as exigências do caso.