ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Biblioteca social já funciona em caráter experimental no Requião

Biblioteca social já funciona em caráter experimental no Requião
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) implantou em caráter experimental uma biblioteca social no Centro de Referência de Assistência Social do (CRAS) Requião em Maringá. A iniciativa, do educador de base Hagá Galvão, desobriga o leitor da devolução em tempo determinado, ou seja, a obra pode ficar com o leitor de forma permanente. O leitor pode ainda devolver outro livro. A biblioteca social aceita doação.

“Pela localização estratégica dos CRAS do ponto de vista de vulnerabilidade social, é positivo incentivar a intersetorialidade das demais políticas e trabalhar com esses eixos como a cultura e educação enquanto assistência social”, afirma a gerente de Proteção Social Básica da Sasc, Viviane Regina Franco Soares. Os livros foram doados e o acervo contém exemplares de categorias diversas como material didático, revistas, gibis, literatura, literatura infantil, livros de não ficção, religiosos, dicionários e outras obras de referência como de literatura jurídica, doada por usuários estudantes de direito e profissionais da área.

Há um mês funcionando na recepção do CRAS, os livros contêm um bilhete convidativo estimulando a leitura. Em média, são atendidas entre 80 e cem pessoas por mês. “O projeto Biblioteca Social nasceu a partir da observação da carência de literatura na comunidade”, diz Hagá Galvão, que relata o caso de um menor que agradeceu dizendo estar muito feliz com um livro todo dele.

O projeto atende os cadastrados no centro e os alunos da Escola Municipal Olga Aiub Ferreira. A unidade Requião contempla 17 bairros, além da zona rural, sendo referência para mais de 3 mil famílias. Na unidade, os usuários recebem atendimento para fortalecer os vínculos familiares, ter acesso a benefícios sociais, com atendimento de equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores de base, auxiliares operacionais e estagiários de Serviço Social.

Informações:

Com Hagá Galvão, educador de base

CRAS Requião

Rua Maria Paulina Palma, 453, Conjunto Requião. Telefone: (44) 3901-6548.

Horário de atendimento: 8 às 17 horas, de segunda a sexta