POLÍTICA

Pré-candidatas se unem e formam o movimento "Mais Mulheres No Poder" em Maringá

O projeto surgiu com o objetivo de apoiar ações que visam conquistar uma bancada feminina na Câmara.

Pré-candidatas se unem e formam o movimento "Mais Mulheres No Poder" em Maringá
A ideia partiu da Professora Ana Lúcia Rodrigues, que já foi candidata a vice-prefeita em 2016 e candidata a Reitora da UEM em 2018. Atualmente, Ana Lúcia é pré-candidata a vereadora pelo PDT em Maringá. - Foto: Divulgação

Uma série de eventos que começa na sexta-feira (19), e prossegue até 7 de julho marca o lançamento do movimento Mais Mulheres No Poder em Maringá. O movimento suprapartidário é resultado da união de pré-candidatas a vereadora que estão criando uma rede de apoio, cooperação, compartilhamento de informações e experiências entre si, visando a conquistar uma bancada feminina na Câmara de Maringá. 

O  Mais Mulheres No Poder, agrega todas a pré-candidatas a vereadora de Maringá nas Eleições Municipais de 2020. O projeto surgiu com o objetivo de apoiar ações que visam conquistar uma bancada feminina pois 52% da população maringaense é composta por mulheres, representando 54% do eleitorado. No entanto, 100% dos vereadores da cidade são homens.

ÍNDICES – De acordo com o Movimento, nas eleições municipais de 2016, do total de 263 candidatos, 87 foram mulheres, representando 33% das candidaturas e juntas, as 87 candidatas fizeram 15,22% dos votos, índice equivalente a votação dos 6 candidatos homens mais votados. "Para reconquistar vagas na Câmara, as candidatas mulheres precisam superar vários obstáculos, então vamos juntas nesse desafio para conquistar uma Bancada Feminina na Câmara de Vereadores de Maringá" afirmam as responsáveis pelo Movimento.

AÇÕES – Inicialmente estão previstas três ações: a criação de uma comissão para receber e encaminhar juridicamente denúncias de assédio, fake news, ofensas, crimes contra a honra e outros que as pré-candidatas venham a sofrer ao longo do processo eleitoral; a ampliação da visibilidade das pré-candidatas nas redes sociais por meio de debates, artigos, análises e a divulgação dos perfis, suas propostas e atividades realizadas além de tornar Maringá território livre de candidaturas fictícias, as conhecidas candidaturas “laranjas”.

Sendo esta a primeira eleição municipal com financiamento público, o controle social deve ser redobrado, o que demanda a efetiva participação de todo cidadão e eleitor maringaense na denuncia de possíveis candidaturas fictícias. 

SERVIÇO – Todo o cronograma completo do lançamento está disponóvel em Eventos.

Maringá.com