O público esportivo maringaense terá duas atrações especiais para acompanhar de perto neste final de semana.Neste sábado, dia 8, e domingo, 9, a partir das 10 horas, terá início no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro a 1ª Etapa do Regional Sul de Paravôlei - uma variação do voleibol que é praticada por pessoas com pouca mobilidade.Promovida pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp), a competição vai reunir 45 paratletas, sendo 18 representantes de Maringá, por meio da Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (Assama).No sábado, a primeira partida será disputada às 10 horas entre Assama/Astorga e a Unilheu/Curitiba.Às 13h30 acontece a abertura oficial da competição, que volta com jogos às 14 horas no confronto entre Assama/Astorga x Assama/Maringá. Às 15 horas será realizada a partida entre Circulo/Pinhais x Unilheu/Curitiba e, às 16 horas, jogam Assama/Maringá x Circulo/Pinhais.No domingo a primeira partida será às 9 horas entre Assama/Astorga x Circulo/Pinhais e, às 10 horas, jogarão Assama/Maringá x Unilheu/Curitiba.De acordo com o coordenador de Esporte Paralímpico, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), Silvio Podadeiro, o Paravôlei ou “Vôlei Sentado” surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, porém sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda. Em Toronto-1976 apareceu como exibição.Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. “Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo e são seis jogadores em quadra”, explica.O campeonato terá entrada de graça para o público.
Patinação de VelocidadeOutra atração para o público, neste final de semana, estará no Velódromo da Vila Olímpica, com a disputa do Campeonato Sul Brasileiro de Patinação de Velocidade.O esporte ainda é pouco difundido no Brasil e poucos atletas do país alcançaram o nível profissional. Em 2005 o Brasil obteve seu melhor resultado, quando o atleta Felipe de Souza conquistou o primeiro lugar na prova dos 500m da Copa do Mundo.
Oriundo da patinação no gelo, o esporte foi criado em 1950 por um belga chamado Joseph Merlin que teve a ideia de construir patins que pudessem andar no solo.O piso de uma pista pode ser de qualquer material liso, mas não demasiadamente para não comprometer a aderência das rodas.Neste sábado, 8, às 8 horas, os competidores farão o reconhecimento da pista do Velódromo da Vila Olímpica. Às 9 horas ocorrerá a primeira prova, de 300 metros contra relógio. Às 11 horas vai acontecer a abertura oficial da competição.As provas da tarde retornam às 14h, com a de 10 mil metros pontos. A programação de sábado será encerrada às 16 horas, com a prova de 500 metros.No domingo, 9, as provas começam às 9 horas, com a disputa de 1.000 metros. Às 10h acontece a prova absoluta de 15 ou 20 voltas e, às 11h, será feita a premiação e encerramento do evento.
Torneio IntercentrosTambém neste sábado, 8, terão sequência os jogos do VII Torneio Intercentros de Futsal de Menores 2017.No período das 8h às 10 horas, a rodada será disputada no Centro Esportivo do Borba Gato. Das 14h às 16h30 os jogos serão no Centro Esportivo do Miosótis.A organização do Torneio Intercentros de Futsal de Menores está a cargo da Gerência de Esportes Comunitários, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).O evento envolve todos os alunos inscritos nas aulas dos Centros Esportivos de Maringá. Entre os objetivos está a promoção de atividades esportivas para detectar talentos entre crianças e adolescentes do município.Ainda no sábado, às 20h30, no Ginásio Chico Neto, a equipe do Maringá Seleto enfrenta Siqueira Campos pelo Campeonato Paranaense de Futsal. (CP)Mais informações: (44)3220-5770 (Sesp) / 3220- 5764 (Coordenadoria de Esporte Paralímpico)