RECICLAGEM

Dia Internacional da Reciclagem é comemorado com ampliação da coleta seletiva

Dia Internacional da Reciclagem é comemorado com ampliação da coleta seletiva
Coleta seletiva é realizada em toda a zona urbana
A Prefeitura de Maringá comemora nesta quarta, 17, o Dia Internacional da Reciclagem com a ampliação da cobertura da coleta de recicláveis, realizada atualmente em toda a zona urbana, incluindo nos distritos de Iguatemi e Floriano. O resultado do trabalho está no aumento de 327 toneladas da coleta seletiva nos quatro primeiros meses do ano, comparados com o mesmo período em 2016. Em média, o brasileiro produz 1 quilo de lixo diariamente.

A coleta realizada até o ano passado, de forma parcial e não diariamente, se estendeu para os bairros com a utilização de sete caminhões compactadores e cinco caminhões furgões, proporcionando às sete cooperativas de reciclagem do município, formadas por famílias de baixa renda, material para ser separado e comercializado com empresas recicladoras.

O aumento da coleta também tem como responsáveis os mutirões realizados pela Secretaria de Serviços Públicos. O “Bota Fora”, promovido semanalmente em diversos bairros, especialmente naqueles com grandes índices de infestação do Aedes aegypti, coleta vidro, sucatas eletrônicas, papel e outros produtos, incluindo recicláveis que deixam de ser possíveis reservatórios para criadouros de mosquito da dengue ao serem descartados em canteiros e fundos de vale.

O secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, afirma que o sucesso das ações se deve ao alinhamento de ações entre administração, cooperativas e comunidade. “A Semusp trabalha em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, cooperativas de reciclagem e população, lembrando que os maringaenses ansiavam por um serviço de coleta seletiva constante e que estimulasse a população a participar”, destaca.

O secretário de Meio Ambiente, Jaime Dallagnol, ressalta que a pasta promove a sensibilização dos maringaenses, como em condomínios e empresas, e convida a população a separar os resíduos. “Queremos aproveitar este momento simbólico que é o Dia Internacional da Reciclagem e convocar os maringaenses a separarem o lixo, lembrando que essa atitude protege o meio ambiente, promove economia aos cofres públicos, uma vez que não precisamos pagar para aterrar esses materiais, e ainda colabora com a manutenção das cooperativas”, afirmou.

Curiosidade: conheça a seguir o tempo de decomposição de materiais pela natureza.

Papel - de 3 a 6 meses

Panos - de 6 meses a 1 ano

Filtro de cigarro - mais de 5 anos

Madeira pintada - mais de 13 anos

Náilon - mais de 20 anos

Metal - mais de 100 anos

Alumínio - mais de 200 anos

Plástico - mais de 400 anos

Vidro - mais de 1.000 anos

Borracha - Indeterminado

Fonte: Ministério do Meio Ambiente