ESPORTE

Paraciclistas maringaenses buscam ajuda para competir na Dinamarca

Paraciclistas maringaenses buscam ajuda para competir na Dinamarca
Atletas tiveram brilhante participação nos campeonatos de 2015 e 2016
Atletas e dirigentes da União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) se reuniram nesta semana com o vice-prefeito Edson Scabora e o secretário de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, em busca de auxílio da administração municipal para participação no Campeonato Mundial de Petra (CPISRA World Championship & 21st RaceRunners Camp & Cup 2017), a ser realizado de 9 a 16 de julho deste ano, em Copenhagen, na Dinamarca.

Criada em 1989 na Dinamarca, a Petra é praticada desde 2009 no Brasil como uma modalidade dinâmica e veloz para os atletas com paralisia cerebral. Os atletas são classificados entre três diferentes classes: RR1, RR2 e RR3, sendo três o grau de menor gravidade.

Entre os atletas convocados para representar o Brasil estão os maringaenses Carlos Eduardo Rossi - da classe RR2, Edvan Dias de Souza - RR3 e Ricardo Alexandre de Souza - RR3. Os três tiveram brilhante participação nos campeonatos de 2015 e 2016.

Segundo o presidente da UMPM, Paulo Reinaldo Rossi, a participação em 2017 depende do auxílio da administração municipal na compra de passagens aéreas para os atletas e alguns acompanhantes até a capital da Dinamarca.

O vice-prefeito Edson Scabora reconheceu a necessidade de participação, parabenizou o trio por bem representar Maringá nas competições e anunciou total empenho para viabilizar a viagem da delegação até Copenhagen. “Vamos justificar essas boas razões para solicitar pelo menos um desconto no valor das passagens junto às companhias aéreas e outros eventuais patrocinadores”, revelou.

O secretário de esportes, Valmir Fassina, se dispôs oficializar pedido de colaboração, nesse sentido, ao Governo do Paraná, por meio do secretário estadual de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício. “Faremos o possível para ver nossos atletas maringaenses representando o Paraná e o Brasil em mais uma rara competição de nível internacional”, assinalou.

Petra - o que é

A Petra - ou Race Running, como é chamada no exterior - é uma modalidade do atletismo onde os atletas correm com um triciclo sem pedais que é impulsionado com seus próprios pés, apoiando-se a uma armação com três rodas anexadas a um suporte para o corpo.

No Brasil, a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE) é a entidade responsável pelo fomento e desenvolvimento das modalidades esportivas paralímpicas. Para atender ao convite da CPISRA - entidade que organiza o esporte em âmbito internacional - a ANDE selecionou os melhores atletas nacionais para representar o Brasil na competição mundial.

Mais informações: (44) 3220-5755 / 5770 (SESP)