CIDADE

Prefeito se reúne com moradores do Jardim Andrade

O prefeito Silvio Barros se reuniu no último domingo, 02, com cerca de 100 moradores do Jardim Andrade para ouvir as reivindicações e sugestões da comunidade.

Esta foi a segunda visita de Barros ao local, além de ter recebido em audiências na Prefeitura representantes da comunidade.

O principal assunto discutido na reunião foi o asfaltamento do bairro.

O prefeito apresentou à comunidade alternativas que serão discutidas pelos moradores na associação de moradores.

Barros explicou que para fazer o asfaltamento das ruas do bairro com recursos do Paranacidade a exigência é que pelo menos 75% dos terrenos do bairro tenham construções.

“Foi feito um levantamento, porém este bairro não alcança o índice mínimo”, ressaltou o prefeito.

A alternativa encontrada por Barros seria o asfaltamento comunitário, em parceria com a Prefeitura.

Desta maneira, a proposta é contratar uma empresa para fazer o asfalto, através de um termo de adesão que os moradores deverão assinar, caso concordem com a parceria.

Barros destacou, porém, que o prazo para pagamento, nesta modalidade, é de no máximo 24 meses, portanto as prestações ficariam mais altas.

A obra de asfaltamento do bairro custará cerca de R$ 3,6 milhões.

Deste valor, a Prefeitura arcaria com aproximadamente R$ 1 milhão.

Barros afirmou que em muitos bairros não se atinge os 75% de residências exigidos pelo Paranacidade, e que o problema é a falta de regulamentação das construções.

“Muitas casas não têm o habite-se.

Então não podemos provar para o Paranacidade que essas casas legitimamente existem”, enfatizou.

Nos próximos dias a população se reunirá na associação do bairro para decidir se optará ou não pelo asfaltamento comunitário.

De qualquer maneira, o secretário dos Serviços Públicos, Diniz Afonso, contou que há poucos dias a Secretaria realizou cascalhamento no Jardim Andrade para melhorar as condições das ruas do bairro.

Barros afirmou ainda que a questão dos bairros sem asfalto vem de longa data.

“Algum prefeito, lá atrás, deixou que fossem formados bairros sem asfalto, o que não é permitido em Maringá. Hoje construímos conjuntos habitacionais populares todos asfaltados”, disse.

“Esse problema não fui eu quem criou, mas espero ser o prefeito que vai conseguir resolver”, declarou.

Para o presidente da Associação de Moradores do Jardim Andrade, Jamil Ribeiro, essa aproximação do prefeito com a população é um grande avanço.

“Já estivemos na Prefeitura nos atendimentos que o prefeito faz às quintas-feiras de manhãzinha, e desde a primeira audiência sempre fomos atendidos e encaminhados para as soluções das nossas reivindicações”, revelou.

Pmm