ACIM

Projeto Recicla é ampliado para atender comerciantes da Avenida Guaiapó

Projeto Recicla é ampliado para atender comerciantes da Avenida Guaiapó
340 empresários aderiram ao projeto
Já está em fase de implantação, na avenida Guaiapó, em Maringá, o Projeto Recicla Comércio, que incentiva comerciantes a dar uma destinação correta para papelão, plástico, vidro, metal e outros materiais recicláveis.

A iniciativa tem a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), prefeitura de Maringá e comerciantes. O trabalho começou nas avenidas Morangueira e Mandacaru, onde já são coletadas por semanas, aproximadamente, quatro toneladas de recicláveis.

O Recicla Comércio quer conscientizar os comerciantes a dar ao lixo o destino adequado, para reduzir os impactos socioambientais. Na Guaiapó, o projeto está em fase de cadastramento e o início da coleta está previsto para maio, segundo o vice-presidente para Assuntos de Meio Ambiente da Acim, Wagner Severiano.

“Nesse projeto, nossa intenção é fazer um trabalho pontual, com visitas para conscientizar e orientar cada empresário a separar corretamente o que é reciclável. E não apenas passar com o caminhão para recolher os resíduos”, explica. Nas duas avenidas onde a coleta já acontece são coletadas, por semana, por volta de quatro toneladas de lixo reciclável. Todo material é destinado às cooperativas de recicláveis de Maringá.

O lixo reaproveitável ou não se tornou um dos maiores desafios para os gestores públicos. Uma pesquisa, recente, da Associação Empresa de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostra que a geração de lixo aumentou 29% entre 2003 e 2014. Segundo a mesma pesquisa, pouco mais da metade dos municípios brasileiros adotam algum tipo de iniciativa de coleta seletiva.