ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Programa Justiça no Bairro atenderá população gratuitamente neste sábado (19)

Programa Justiça no Bairro atenderá população gratuitamente neste sábado (19)
Evento será realizado no Instituto de Educação Estadual de Maringá

O programa Justiça no Bairro, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) em parceria com o Poder Judiciário e o SESC Cidadão, será aberto ao público neste sábado (19), das 8 às 17 horas, no Instituto de Educação Estadual de Maringá. O evento vai oferecer a toda a comunidade serviços gratuitos de orientação jurídica, atendimento referente aos direitos da família, cobrança de DPVAT, entrada em divórcio, entre outros serviços. Esta será a 6ª edição do projeto em Maringá.

Uma equipe de advogados estará disponível para prestar esses atendimentos. Nos casos de divórcio, retificação e interdição de documentos, não haverá necessidade de inscrição. Para o atendimento jurídico gratuito, o casal deve apresentar no dia da ação documentos pessoais, certidão de casamento e comprovante de residência. Serão atendidas apenas situações de divórcio consensual, em que as duas partes esteja de acordo, o mesmo vale sobre a posse de bens. Nesses casos o casal que tem filhos menores de idade também deve apresentar a guarda definida.

Para a retificação de documentos é indispensável a apresentação dos documentos pessoais e/ou documentos a serem retificados. Nos casos de interdição em que a pessoa esteja impossibilitada de se deslocar até o local, um representante da família, munido dos documentos pessoais da pessoa impossibilitada, pode procurar a equipe médica que atenderá no local para que a perícia seja feita na residência.

Todos os serviços serão gratuitos e o atendimento será organizado por senhas que serão entregues a partir das 8 horas. O programa estadual Justiça no Bairro é coordenado pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Joeci Machado Camargo e será realizado em parceria com a Prefeitura de Maringá, por meio da SASC, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans); e o SESC Cidadão.

Casamento coletivo

O Justiça no Bairro será encerrado com a realização de um casamento coletivo na quadra poliesportiva do Instituto de Educação. Até o momento, 336 casais estão confirmados para participarem, mas essa lista será atualizada até sexta-feira devido a entrega de documentação dos que faltam. Todas as informações e orientações necessárias referentes à cerimônia foram repassadas em reunião feita na última terça-feira (15) feita com os noivos inscritos.

Ainda dentro do programa Justiça no Bairro, foi realizado nesta quarta-feira (16) um casamento coletivo para os presos, dentro da Casa de Custódia. O evento reuniu 21 casais que conseguiram através do projeto legalizar a união. O casamento em questão foi acompanhado pela desembargadora Joeci Machado Camargo.

O casamento coletivo deste sábado terá início às 18 horas, mas a solicitação é que os casais cheguem com uma hora de antecedência no local e que todos já estejam arrumados, desde a roupa que utilizarão até maquiagem e cabelo. O endereço é: rua Martin Afonso, 50, ao lado da Catedral. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (44) 3221-6440.